Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 17 de maio de 2007

ESTRÉIA: Série CAs

Inicia hoje no blog uma série de reportagens que mostrará a vida dos Centros Acadêmicos na Universidade de Brasília. De Administração a Serviço Social, o plano é, de forma aleatória e periódica, retratar todos os CAs em suas estruturas, histórias e atividades. Dessa forma quem é de dentro pode se expressar, e quem é de fora pode conhecer. A intenção também é, ao final da série, fazer uma reflexão sobre a razão de ser de um Centro Acadêmico e a discussão entre o projeto e a realidade.


O Centro Acadêmico de hoje é do curso de Administração (CAADM).



Um dos maiores cursos, um dos menores CAs

por Edson Jr. e Leonardo de Almeida


Incrustado no mezanino entre os departamentos de Administração e Economia, o CAADM é freqüentado basicamente por alunos do 1° ao 3° semestre do curso e fica aberto regularmente de terça a sexta-feira na hora do almoço. A partir do 4º semestre é generalizada a opção por estágios ou outros trabalhos, o que inviabiliza a permanência no convívio do Centro Acadêmico.

Além dos alunos de primeiros semestres, encontramos também a espécie dos “agregados” - alunos de outros cursos que freqüentam um CA alheio. É o caso de Quezia Cruz, do 3° semestre Serviço Social, que diz: “freqüento mais este CA do que o do meu curso”.

Por fora: um mural. Por dentro: três sofas, uma estante pequena e um computador sucateado

A estrutura e a localização do C.A são as principais reclamações dos alunos. O CA é muito pequeno e é recorrente a reclamação sobre barulho pelas secretarias dos departamentos vizinhos. “Além de escutar música e ver TV não dá para fazer mais nada. Os alunos jogam baralho sentados no chão em frente ao CA”, diz Rafael Adorno comentando da falta de estrutura no local. Para um grupo grande de estudantes, por exemplo, ficar dentro não tem como, fisicamente falando, e ficar fora atrapalha a passagem. A reivindicação por um espaço maior não é recente, mas continua nas metas da diretoria do CAADM.


Eleições e compromisso

Nos últimos 2 anos, as eleições passavam anuladas, não havia novos candidatos. Os membros da antiga chapa de 2005 iam permanecendo, mas, no ano passado, eles começaram a ter problemas com a manutenção das atividades do CA e até mesmo com a simples abertura do local; resultado: o local ficava longos períodos fechado. Na época da primeira eleição da antiga chapa, Godofredo Filho, o então presidente, falou que havia oito chaves distribuídas pelos membros da diretoria e o CA era acessível tanto durante o dia quanto à noite. Dois anos depois, com os diretores já em vias de conclusão de curso, um grupo de alunos, em sua maioria do 3º semestre, formou uma chapa e assumiu a gestão do CA.

Como afirma o atual vice-presidente do CA, Euller Barros, o Centro é administrado agora como uma empresa de promoção de eventos e funciona em cinco diretorias envolvidas em gerenciamento por projetos. Marlon Marques, diretor executivo, fala que a nova chapa vai investir na “interação entre os estudantes além de os arrecadar fundos para o caixa”.

Marlon fala das ações do CAADM e reivindicações dos alunos


Um das formas de arrecadação é a venda da nova camiseta do curso, que teve boa recepção entre os estudantes. “As iniciativas tomadas pela nova chapa são muito boas, e fazem a diferença.”, disse Fernanda Carvalho, do 1° semestre; ela depois se refere à viagem ao ENAP ENAD e à nova camiseta do curso. Há opiniões divergentes, como o do também calouro Rafael Adorno: “A nova chapa até tenta promover a integração, mas a maioria das pessoas que freqüentam o CA não conhece alguém do quarto semestre, por exemplo”.


Promoção de eventos

Neste ano, lançou-se o “Distração”, churrasco do curso de Administração que tem sua segunda edição sendo programada para ainda este semestre. Na área de esporte, o CAADM promove a COPA de futebol, que começa no dia 27/05. Segundo o diretor de Esportes do CA, Rodolfo Barbosa, a copa “não tem fins lucrativos, a diversão e interação estão em primeiro lugar”. Fora da organização da copa, o futebol da Administração acontece terças-feiras às 16h na quadra do Banco Real. No evento Calourada, de realização do DCE, o CAADM promoverá uma palestra com do deputado Antonio Reguffe.

Roda de baralho perto do CAADM

Qual o papel do CA?

Promoção de eventos, integração de estudantes, ponto de encontro, distração. Essas foram algumas opiniões sobre a razão de ser do CAADM. Euller Barros diz que o papel do Centro é, além de integração dos estudantes, fazer uma ponte entre alunos e departamento, sendo este último entendido como professores e coordenação. Lui Veronise, do 3º semestre, acredita que “o CA foi uma forma da universidade de controlar a vagabundagem ao dar aos estudante um espaço fixo”. Ele aponta ainda a utilidade do local para passar ausências temporárias de sala de aula – ou simplesmente, “matar aula”.


4 comentários:

Gláucia Cristina disse...

Tá ai uma boa idéia pro CACOM: vender camisetas pra arrecadar grana. Pq ele bem que tá precisando de umas melhorias.

Unknown disse...

Legal a idéia da série de reportagens sobre os CA's, grande iniciativa. O CAADM agradece o privilégio de ter sido escolhido para estrear a série!

Fica a sugestão para o blog do cacom de divulgar mais a fundo esse trabalho, a grande maioria dos alunos da ADM desconheciam o blog!

Anônimo disse...

Luis,
Você diz divulgar no sentido de propaganda pela UnB?
Se for isso, semana que vem colocaremos alguns cartazes pelo campus e continuaremos a distribuição de panfletos aí no CA de vocês e nos outros também.

Obrigado.
Continue interagindo.

Anônimo disse...

ERRATA EXPRESSA

Os fotógrafos estão cobrando os créditos. Então vamos lá!
As duas primeiras fotos são de Vinicius Moreira e a última é de Edson Jr.