Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 10 de março de 2007

Boas vindas a todos!

Mais uma turma de calouros da Universidade de Brasília é acolhida em cerimônia realizada no Centro Comunitário
por Ana Luisa Soares

“Vocês estão ingressando em uma comunidade em que se trabalha e estuda feliz. Sejam bem-vindos à família UnB!”. Essas foram as primeiras palavras proferidas pelo decano de assuntos comunitários, o professor de Odontologia Reynaldo Felipe Tarelho, na recepção dos novos alunos da UnB. Iniciada às 10h de sexta-feira, contou com a presença dos dirigentes de vários seguimentos da universidade.

O reitor Timothy Mulholland foi o primeiro a tomar a palavra. Parabenizou os estudantes que ingressaram na universidade tanto pelo vestibular quanto pelo Programa de Avaliação Seriada – PAS. De acordo com o reitor, a UnB iniciou um processo de expansão 10 anos atrás, o que resultou na criação de cursos noturnos e Campus em cidades satélites. Hoje a universidade possui cerca de 26 mil alunos matriculados em 63 cursos de graduação, 64 de mestrado e 45 de doutorado. “E a cada semestre temos o prazer de receber jovens dispostos a diminuir a nuvem do desconhecimento”, afirmou o reitor.

O objetivo da recepção da primeira turma de 2007 é apresentar a universidade. Dessa forma, o reitor explorou um pouco das áreas de ensino, pesquisa e extensão que estão entrelaçadas no ambiente universitário. O ensino superior não se restringe à sala de aula, mas engloba as dúvidas que surgem e as soluções pesquisadas para saná-las. Além disso, o conhecimento deve atravessar os muros da instituição e atingir a sociedade. Um exemplo claro de extensão em que a UnB tem se destacado é o Projeto Rondon. Em 2007, a Universidade pretende preparar 68 alunos para municípios dos estados do Pará, Amazônia, Maranhão e Bahia.

O reitor terminou seu discurso dando algumas orientações. “O estudante é parte da universidade, não cliente. Portanto, não desperdice esse momento. Construa um profissional preparado para mudar o país.” Logo em seguida, o vice-reitor Edgar Mamiya continuou o discurso do reitor sobre a comunidade universitária e seu compromisso com a sociedade: “A esperança depositada sobre vocês é grande!”, falou.

Os dirigentes de outros decanatos e movimentos da universidade continuaram o evento. Os discursos foram intercalados com pequenas apresentações teatrais de alunos de artes cênicas. As encenações explicavam, de forma divertida, os serviços disponíveis na universidade. Algumas novidades foram apresentadas, como o novo núcleo do Decanato de Extensão: a Agência Ambiental. O objetivo do núcleo é buscar soluções para contribuir com a sustentabilidade da vida.

Nenhum comentário: