Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Futebol!

Peladas Despudoradas
por Vitor Matos


Abundam pelo Brasil as peladas beneficentes. Ontem mesmo tinha uma na TV. Amigos do Robinho versus Amigos do Carlos Alberto. As personalidades do nosso futebol, de férias nessa época, aproveitam o tempo livre para organizar esses amistosos descontraídos e, de quebra, arrecadar um dinheiro para as crianças carentes. Bonito, até. A torcida, é claro, adora. É uma oportunidade única para rever os craques brasileiros que estão na Europa. No tal jogo de ontem, a Vila Belmiro lotou para ver em ação Diego, Robinho, Elano, Deivid, Vágner Love, Denílson, Jô e outros jogadores brasileiros que atuam no exterior e deixaram saudade por aqui. Foi uma festa.

Mas as peladas beneficentes não são assim inocentes como se pode supor. Elas representam, na verdade, uma concessão que os poderosos dão ao terceiro mundo para mantê-lo sob controle. Uma migalha para o cão faminto não latir. Em décadas passadas o brasileiro era acostumado a ver seus ídolos atuarem semanalmente nos estádios país afora. Era uma fartura. Rivelino, Pelé, Zico, todo mundo jogava aqui. Hoje em dia, se quisermos ver um craque in loco, temos que esperar o ano inteiro pelas peladas beneficentes. O brasileiro já estava fadado a só comer bacalhau na Semana Santa, a só ouvir música clássica em trilha sonora de novela retrô e a só andar de bondinho quando a fila de gringos diminui um pouco. Agora o pão e circo também foi restringido: nos restaram pacatos amistosos na modorrenta semana entre o Natal e o Ano-Novo.

Mas calma, leitor, que a penúria está de dias contados. Julho de 2014, nem mais nem menos. A Copa do Mundo do Brasil. É quando finalmente deixaremos de lado o osso e desfrutaremos o tão aguardado filé mignon. Todos aqueles jogadores, técnicos e figurões, antes só vistos pela TV a cabo, desfilarão a sua realeza pelos gramados brasileiros. Se brincar, Brasília ainda vira uma das sedes do Mundial. E mais, a cidade receberá um jogo da Inglaterra, que então será dirigida pelo técnico David Beckham. Imaginem leitores, o Beckham ao vivo e a cores! Peladas beneficentes, tremei, seu reinado está perto do fim!


P.S.: Hoje, este colunista completa vinte e uma temporadas de vida. Se nasceu em 27 de dezembro de 1985, significa que o ato de sua concepção se deu em meados de março do mesmo ano. O leitor atento vai observar que a data coincide com a da internação do quase presidente Tancredo Neves. Curioso, o destino. Mal um grande homem sai de cena, ele já tem outro na manga.

Um comentário:

Anônimo disse...

gosto demais da coluna, mas a dessa semana está bem preguiçosa...
até iria comentar mais, mas tb estou com preguiça.
É o fim de ano...

E congratulações, Vítor.