Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 24 de dezembro de 2006

Editorial

No último editorial do ano, talvez seja hora de olhar para nós mesmos. Avaliar o que produzimos ao longo de 2006. Para quem e por que nós continuamos? Nossa tarefa persistirá enquanto soubermos responder. Mas é, principalmente, a hora de ter uma conversa sincera com o leitor. Deixar de lado esse tom cauteloso e distante com os quais se fazem os editoriais.

O blog cresceu; os problemas também. De janeiro a dezembro, dezenas de pessoas compuseram a equipe do Blog do Cacom. Todos eles são culpados pelo formato daquilo que você lê hoje. E atualizar diariamente esta página dá trabalho: levantar pautas, escrever matérias, editá-las, definir o tema do editorial, escrevê-lo, procurar voluntários para o ombudsman, publicar uma foto e um vídeo toda semana, definir a enquete, escrever as colunas...

Tudo isso para que nossos poucos leitores possam, folgadamente, acessar um bom conteúdo com a facilidade que a tecnologia proporciona. Francamente ... nós deveríamos cobrar por isso. Mas tudo bem, fica como está. Temos outras compensações trabalhando para este veículo.

Se produzir material diário para o blog é uma tarefa que fazemos pensando no leitor, há o outro lado: a vontade de lermos a nós mesmos. Conhecermo-nos melhor. Há o convívio com a equipe, que sempre (Ok. Quase sempre) é positivo. E há o apreço pelo registro daquilo que, em última análise, é um espelho de nós mesmos. É acompanhar, na verdade, o que acontece nas nossas próprias vidas. Querido leitor: o Blog do Cacom na verdade é só um diário coletivo, muito bem disfarçado.

Às vezes, uma matéria não é concluída no tempo certo. E aí nós publicamos alguma outra coisa. Nem sempre é algo bem feito. Neste fim de ano, pedimos desculpas pelo conteúdo ruim ao qual o leitor, inadvertidamente, foi sujeito. E, a respeito das vezes em que você se sentiu agradecido ao Blog do Cacom, dizemos : Não tem de que, amigo! A gente tá aqui é pra isso mesmo!

Mas estamos longe do ideal. Sabemos disto e reconhecemos que o leitor tem todo o direito de reclamar. Não tente ser simpático: não deixe que a gente pense que você está gostando de tudo. Cobre, seja chato. Todo dia. Mas, durante o Natal, seja simpático. Aceite nosso sincero abraço.

Reinventar-se: este é o desafio constante de nossa equipe. Nada mais inspirador do que o 25 de dezembro e seu verdadeiro significado, a esperança da renovação. O renascimento.

Feliz Natal! Feliz 2007!

Nenhum comentário: