Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 23 de novembro de 2006

No ar, UnB TV!

A inauguração da TV universitária renova o sonho de um canal à disposição da cultura e do conhecimento
texto e fotos: Ana Luisa Soares


O singelo movimento da Faculdade de Educação foi substiuído pela ansiedade acerca da inauguração da UnB TV na última terça-feira. O auditório Dois Candagos recebeu diversas autoridades, além de professores e estudantes da Universidade que prestigiaram a solenidade.

Com um pouco de atraso, o primeiro programa foi ao ar. Após a execução do Hino Nacional e de uma pequena apresentação teatral, os objetivos buscados pelo canal universitário foram revelados ao público presente no auditório e aos ligados no canal 06 da NET.

Todos celebravam a realização da tão sonhada TV universitária. Prevista por Darcy Ribeiro e idealizada por Roberto Pompeu de Sousa, criador do curso de Comunicação Social da UnB, o projeto de teledifusão deveria ter acompanhado a fundação da própria faculdade. Mas o sonho demorou para sair do papel: só após 40 anos de espera e cerca de 100 mil reais em investimento, o canal finalmente está no ar.

O grande objetivo do canal de televisão é compartilhar a vivência universitária com a comunidade brasiliense. A princípio, funcionará com programação experimental, programas simples que provavelmente serão repetidos durante a semana. “Essa fase de testes proporcionará ao telespectador conhecer o ambiente universitário”, afirmou o reitor Timothy Mulholland.

No discurso de abertura, Armando Bulcão, presidente da UnB TV, revelou que, apesar de tantos planos frustados, o canal de televisão vai ao ar, pelo menos em TV a cabo. “Funcionaremos em TV fechada, assim como a TV Comunitária, mas estamos lutando afim de que nosso canal seja disponível para todos”. De acordo com a Lei do Cabo (8977/95), todas as instituições de ensino superior podem participar e usufruir do benefício. Contudo, a UnB foi a única a apresentar condições técnicas para desenvolver o projeto.

Para Armando Bulcão, a luta agora é para disponibilizar o acesso à TV para todos

Bulcão também coordena o Centro de Produção Cultural e Educativo, que é responsável por cobrir os eventos da universidade. Além disso, o CPCE possui um acervo de documentários. Marcos Vinícius de Oliveira, estudante do 6º semestre de Audiovisual, conta que o centro tem equipamentos que se estendem de câmeras a estúdios á disposição da TV, e capacidade para produzir material suficiente para ir ao ar. “Na realidade, o canal foi concedido há algum tempo. Falltavam os recursos”, explica.

A inauguração da UnB TV traz em si um significado muito maior do que se percebe. A grande esperança de fortalecer e dar visibilidade às TVs universitárias é um sonho que tem origens antigas. A luta continua, agora com mais um canal aliado.


Acompanhe de perto a programação!
UnB TV – canal 06, NET.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa cobertura! Parabéns!