Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Sabor em Pauta

A cantina do Multiuso I tem um prato especial a cada dia e permite que cliente monte a sua refeição por R$ 6.90 o quilo
texto e fotos: Felipe Néri

Peixe grelhado, lasanha, carne com legumes, farofa, frango com batata, feijoada e o tão procurado creme de milho. São essas as opções que a Cantina Chico Mendes costuma oferecer como prato principal em seu variado self-service. Além de sucos feitos direto da fruta ou da polpa congelada, o espaço oferta, também, salgados e saladas de frutas para os que desejam apenas um lanche rápido a qualquer hora do dia.

A variedade de verduras e legumes na Cantina permite uma saudável refeição

Localizada ao lado do Multiuso I, na Praça Chico Mendes, a cantina possui uma clientela formada, principalmente, por professores, servidores e alunos do Instituto de Artes (IdA). O preço de R$ 6.90 por quilo é um fator que atrai o público e motiva o consumo de cerca de 200 pratos diariamente durante almoço, único horário em que a refeição é servida.

Construído pelo SINTFUB (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília), o estabelecimento é mantido por Abelardo Porto, que paga aluguel mensalmente. Há quatro anos abrindo a cantina antes das sete da manhã, o proprietário enfatiza que o quadro de funcionários é constituído majoritariamente por familiares e que seu principal objetivo é mantê-los empregados.

A limpeza, de acordo com Abelardo, é constante no ambiente. A utilização de toucas pelos funcionários e o uso de lixeiras com pedais merecem reconhecimento, como ressalta a professora do Departamento de Nutrição Laura Lyra: “A higiene, junto com o consumo de alimentos saudáveis, é uma forma de garantir a segurança alimentar. E o princípio da limpeza é visível aqui por meio da adequação às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”.

A nutricionista Laura Lyra destaca a limpeza do local, mas recomenda escolher pratos mais saudáveis

Entre o sagrado arroz e feijão, pratos distintos são oferecidos a cada dia, indo desde a lasanha de queijo até a mais brasileira das feijoadas, com muita carne de porco. Na salada, grande variedade de verduras e legumes. De acordo com a professora Laura, essa diversidade de opções faz com que o fato de o prato ser saudável dependa apenas do cliente. “O cardápio daqui é bem variado e equilibrado, mas o cliente que escolhe se quer ou não os alimentos mais saudáveis”, destaca a professora. Apesar de elogiar a grande quantidade vegetais cozidos e folhosos, Laura faz uma ressalva a respeito de alimentos gordurosos: “Pratos como a feijoada podem ser adaptados de modo que se utilize menos gordura na sua preparação”. Com a recomendação feita, resta que o cliente saiba como balancear a sua refeição.

O que acham os clientes?

Jader Sousa, estudante de Letras da UnB
O que comeu: arroz, feijão, macarrão, salada com alface, tomate e cenoura, lasanha e farofa
Avaliação; “A comida é melhor que a do R.U., e o preço é bem acessível”
Nota: 10

Jader só reclama da ausência de uma TV no restaurante

Shinayder Silva, estudante do Ensino Médio
O que comeu: Arroz, feijão, farofa, lingüiça e tomate
Avaliação: “A comida é muito boa”
Nota: 8,5

Rosa Silva, estudante de Artes Plásticas da UnB
O que comeu: Arroz com brócolis, feijoada, peito de frango, lingüiça, cenoura, beterraba e couve
Avaliação: “Vim comer aqui por recomendação, e aprovo. Em comparação ao R.U., este lugar é maravilhoso”
Nota: 8

Nenhum comentário: