Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 7 de setembro de 2006

A tradição continua

Esplanada ferve com mais um desfile de 7 de setembro
por Edson Jr.
foto: José Cruz/Agência Brasil


Enquanto palestras eram proferidas nos anfiteatros da UnB, o evento de comemoração do dia da Independência tomava campo na Esplanada dos Ministérios. Milhares de pessoas do Plano Piloto e redondezas vieram prestigiar o desfile de sete de setembro, evento que ainda cativa muitos brasilienses, como afirma a coronel-aluna do Colégio Militar, que foi hoje desfilar: “É a única atividade do ano, além da Copa do Mundo, que a gente sai com um espírito de patriotismo mais forte”.

Desde mês passado a Esplanada dos Ministérios vem sendo arrumada com faixas nos postes e arquibancadas para abrigar mais de 10 mil pessoas para o desfile de comemoração do dia da Independência. Grupos numerosos de todas as forças armadas marcaram presença no evento. A manhã, que começou fria, esquentou em vibração a cada grupo que passava em marcha pelo eixo monumental.

Um dos destaques no desfile, o Colégio Militar, contou com a participação de alguns ex-alunos que, mesmo tendo saído do colégio pelo avanço escolar a partir do vestibular, vestiram a túnica militar e foram desfilar talvez pela última vez. “Foi pra matar a saudade”, diz o estudante de Engenharia Mecatrônica da UnB Alexandre Tolentino.

7 comentários:

Vinicius Moreira disse...

PARA aclarar mais as coisas na última frase.
Alexandre T. é ex-aluno do Colégio Militar.

Anônimo disse...

7 de setembro é mágico p. quem está dentro e tb pra quem estah fora do desfile.. Esse patriotismo deveria estar encarnado em nós todos os dias..

Anônimo disse...

só uma dúvida: a copa do mundo não ocorre de 4 em 4 anos?

Anônimo disse...

Eu me sinto mais a vontade como brasileiro no 1º de abril do q no 7 de setembro...
e aki em recife n vi o desfile militar mas a parada gay na semana anterior deveria ser mais bem noticiada...

Vinicius Moreira disse...

nacionalismo é presente em fatos, não em desfiles militares...

Anônimo disse...

Somente no dia que:

-Deixarmos de condenar as férias dos parlamentares em convocação extraordinária, fazendo o mesmo ao ficar na internet do trabalho ao invés de realmente trabalhar ou matando aula...

-Condenarmos o nepotismo mesmo estando em cargos de confiança...

-Condenarmos qualquer tentativa de suborno mesmo que você seja o subornado...

seremos brasileiros de caráter, do modo que todo brasileiro deveria ser!

Não tenho identidade com os valores adorados como o jetinho brasileiro, a malandragem, a criatividade em burlar regras para seu próprio benefício.

Independência???
Econômica: Somos indepedentes???
Cultural: Altamente controverso
Político: Os grilhões da alienação nos prendem.

Mas como todo brasileiro, acredito ainda que possa haver esperança... Principalmente em outubro...

Anônimo disse...

Q bonotinho o texto!!!
mas eh verdade msm saum soh nessas horas q nos lembramos da nossa patria e nos sentimos fortes o suficiente para luar por ela...pena q isso naum acontece diariamente e assim acabamos por deixar esse descaso q ocorre no nosso pais...
aiii q saudade do CM....=((((