Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Tecnologia à serviço da Comunicação

Programa de computador visa a melhoria das publicações científicas
por Luana Lleras

O expositor Miguel Ángel Márdero Arellano apresentou hoje à tarde, no Anfiteatro 9, o projeto de Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER). O programa é um software livre e visa substituir os sites de internet que publicam artigos científicos. O SEER tem os moldes de publicação científica, criando páginas eletrônicas especializadas no assunto.

O objetivo desse programa é dar assistência na edição de periódicos científicos em cada uma das etapas do processo de publicação, desde a submissão e avaliação dos conteúdos até a publicação online.

O Brasil conta com 106 publicações na internet que utilizam o SEER. Cerca de 200 países utilizam o software em sua versão estrangeira, o Open Journal Systems - OPJ.

O que é software livre?
O software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foudation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

Nenhum comentário: