Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Produção científica da FAC-UnB no Intercom Júnior

por Juliana Mendes e Thaís Margalho

Durante o Intercom, cinco pesquisas produzidas na Faculdade de Comunicação da UnB serão apresentadas na II Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior). O objetivo deste é ser um espaço para os trabalhos realizados durante o curso de graduação em projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais. Podem participar do Intercom Júnior jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação. A participação dos jovens pesquisadores no evento enriquece seu currículo e os inscritos ainda concorrem automaticamente ao Prêmio Vera Giangrande.

O intercâmbio entre os participantes e o aprimoramento das pesquisas apresentadas são outros benefícios do Intercom Júnior, como aponta Luciana Seabra, formada em jornalismo no 1° semestre de 2006. Seabra apresentará sua monografia de conclusão de curso: "Jornalismo econômico para quem não entende economia". A idéia de inscrever a pesquisa surgiu após sugestão dos professores que estavam em sua banca de defesa. Luciana considera importante o espaço que o Intercom abre para os estudantes de graduação, pois o congresso incentiva e "dá importância para o projeto final de curso". Segundo a jornalista, muitas vezes o estudante defende sua monografia para a banca, mas são poucas pessoas que assistem à apresentação. Ainda, depois de formado, o estudante por vezes não sabe o que fazer com tal pesquisa.

Luciana nunca tinha participado do Intercom e acredita que o congresso é pouco divulgado. Explicou ainda que os estudantes não são estimulados pela universidade a participar do evento. Segundo ela, é importante incentivar os estudantes de graduação a participarem do Intercom porque é preciso criar oportunidades para que se tenha o primeiro contato com a pesquisa científica.

Contudo, o Intercom Júnior não se restringe às monografias de conclusão de curso. As estudantes Laís Lima e Carolina Freire apresentarão a pesquisa que resultou da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. O trabalho intitulado "Ana Lídia e Maria Cláudia: A violência nas páginas do Correio Braziliense" foi bem conceituado pelos professores que incentivaram as estudantes a inscrevê-lo no congresso. Apesar da pesquisa estar pronta, foram necessárias modificações para adequá-la às regras de edição do evento.

O Intercom Júnior acontece na quinta e na sexta-feita (8 e 9 de setembro) no Auditório Benedito Coutinho do IESB (609 norte). O anúncio dos vencedores do Prêmio Vera Giangrande acontecerá em dezembro durante o Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação e a entrega do diploma será no primeiro semestre de 2007 nos Congressos Regionais da Intercom.

Nenhum comentário: