Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 28 de setembro de 2006

O voto em questão

Com discurso baseado em Karl Marx, Expedito Carneiro pretende cuidar dos excluídos
por Bárbara Rosa
foto: Raquel Cavalcante



O candidato ao GDF Expedito Carneiro de Mendonça é um mineiro de 45 anos nascido na cidade de Pirapora (MG). Ingressou no serviço público em 1981 e ajudou a organizar o embrião do que seria o Sindicato dos Servidores Públicos Federais, movimento sindical que iniciou sua trajetória como militante político.

Atual presidente do diretório regional do Partido da Causa Operária no Distrito Federal, Expedito é fiel ao partido e ferrenho na defesa de seus ideais. O objetivo do PCO é organizar a classe operária como uma classe independente, ou seja, em partido próprio, e lutar por sua supremacia na sociedade como meio para a realização do socialismo. O partido sofre inúmeras críticas por estruturar o programa e a organização partidária no Manifesto Comunista escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848.

Em agosto, os aspirantes ao cargo de governador do DF apresentaram quanto pretendiam gastar em suas campanhas. Dentre eles, Expedito teve o orçamento mais humilde. No entanto, quando se fala sobre suas propostas políticas, faz questão de criticar o atual governo e garante que não será um político só de promessas.

Uma das grandes preocupações do candidato é a educação. No debate realizado há duas semanas na UnB, Expedito falou sobre as mudanças que pretende fazer na educação pública do país: “A situação a que chegou o ensino público no Brasil e no DF pode ser caracterizada como calamitosa e alarmante, e está assim porque é excessiva a carga horária dos docentes. Somos o único partido que defende a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais para que se possa ampliar a oferta de empregos no país”. E aponta como realizar tais mudanças: “A solução para isso depende de ação conjunta do governo com entidades representativas dos docentes e da comunidade universitária. Do ponto de vista estratégico, para resolver essa questão é preciso adotar medidas no plano nacional, como a defesa intransigente do fim do vestibular e do acesso universal para todos os filhos da classe trabalhadora nas universidades”.

Propostas como proporcionar melhores salários e condições de trabalho dignas para os profissionais da saúde e acabar com a violência também estão na pauta do candidato.

Expedito já foi candidato ao Senado em 98 e disputa pela segunda vez o cargo de governador. Ele acredita que mesmo se não vencer as eleições, sua campanha foi válida para difundir muitas de suas idéias e de seu partido. Pelo menos o tema “Por salário, trabalho e terra!” já é conhecido pelos eleitores.

Nenhum comentário: