Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 6 de setembro de 2006

O Voto em questão

Candidato pelo PSL almeja o Senado Federal pela primeira vez
por Cristiano Zaia



Para quem ainda acha que, para se candidatar a cargos como Governador, Presidente ou Senador o político já deva ter sido algo do tipo deputado estadual (distrital), deputado federal ou pelo menos líder de movimento estudantil, eis entre nós um exemplo a tentar derrubar esse pensamento: Newton Lins Teixeira de Carvalho, candidato pelo Partido Social Liberal (PSL).

Natural de Salvador (BA), 44 anos, advogado e engenheiro florestal de formação, é presidente do PSL no Distrito Federal. Seu partido, pouco conhecido por grande parte do eleitorado e de ideologia intermediária entre o neoliberalismo e a social democracia, lança este ano o empresário pernambucano (ex- presidente de clube de futebol) e ex-deputado federal Luciano Bivar como candidato a Presidente da República. O PSL defende,entre outras propostas, a criação de um imposto único federal, a implantação da pena de morte no país, a diminuição da carga tributária e o fim das multas por radares vias públicas.

Mais recentemente ocupado com a função de escrever artigos e publicar livros sobre Direito Eleitoral, Newton de Carvalho já participou mais diretamente da política, embora essa seja sua primeira candidatura. Foi presidente do PMDB jovem de Brasília em 1985 e um dos coordenadores juvenis da campanha à presidência de Ulisses Guimarães, no final da década de 80. Assessor de Roriz em seu primeiro mandato como governador do DF, ele se desiludiu com o PMDB anos mais tarde. Newton Lins contribuiu para a fundação do PSL e ficou à frente do partido entre 2000 e 2003

Na última pesquisa feita pelo IBOPE/GLOBO, em 24 de agosto, Lins teve menos de 1%, não fugindo à porcentagem verificada pela maioria dos candidatos. As à exceções foram Joaquim Roriz (PMDB), Agnelo Queiroz (PcdoB) e Rodrigo Dantas (P-SOL).

A tentativa de contactar o candidado foi em vão. Os telefones disponíveis, tanto no TRE- DF quanto na Internet estavam inativos e os vários e-mails enviados pelo Blog do CACOM não foram respondidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Newton Lins também foi aluno da Unb, tendo cursado Engenharia Florestal.
Os contatos estão mesmo difíceis, pois, além de não pertencer a nenhuma categoria, como bem lembrou este blog, Newton Lins é de um partido ainda pequeno e, em conseqüência, com verbas de campanha escassa, o que impede o candidato de manter uma assessoria para auxiliá-lo na comunicação com a mídia.
Mas, embora sem assessoria, Newton Lins conta com o apoio da família e de diversos amigos que tentam suprir esta lacuna. Por isso, se for do interesse deste blog contactar o candidato, por favor, escreva para ledalins@msn.com.
Desde já informo que Newton Lins terá imenso prazer em prestar quaisquer informações aos colegas da UnB, seja por meio virtual, telefone ou ao vivo.
Abraços
Leda Lins (irmã do candidato e também ex-aluna da UnB)