Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 2 de setembro de 2006

Dia do leitor

Um mundo de siglas
texto e elaboração de imagem: Edson Jr.


Na universidade, um dos motivos de maior confusão para calouros e também para muitos veteranos é o entendimento dos termos, das siglas. Segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, sigla é um agrupamento das letras iniciais de várias palavras que forma uma abreviação geralmente pronunciável. Apenas geralmente, pois há siglas já consagradas pela simples prónuncia das letras, e não da palavra que ela forma. Afinal de contas, você e eu também entramos na U-N-B! e não na Humbe. Falando em siglas consagradas, talvez sejam essas as que menos assustam os estudantes, são uma espécie de pré-requisito, todo mundo entra sabendo da existência do ICC (vulgo minhocão), do RU e sua fama, do HUB, da BCE do lado da reitoria. Há também o CO, “O” de olímpico, pois a orienteção é no SOU.

Para amenizar a confusão, as siglas, ou acrônimos, seguem mais ou menos uma lógica. Assim estabelece-se que as iniciadas por I são institutos, por S, secretarias. Quase tudo que começa com F, é faculdade. Faculdade de alguma coisa, ou coisas. Entretanto nem todas são simples e diretas como a FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – facilmente decifrável. Umas podem ser muito imcompreensíveis, como a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação que é condensada numa simples e eufônica FACE.

A pergunta fica no ar: onde ficaram o “D”, o “I”?
Recomeça a confusão quando se trata de decanatos e diretorias, cujas siglas começam ambas com letra “D”. A sigla para Diretório Central dos Estudantes também é com “D”: DCE.

A pergunta fica no ar: que diabos é decanato?

Quando se quer saber sobre intercâmbios - viagens para o exterior geralmente atraem muitos estudantes – sabe-se que é na Assessoria de Assuntos Internacionais.

A pergunta fica no ar: como Assessoria de Assutos Internacionais
abrevia-se em INT?

Na política a gente sabe que tudo que começa com P é nome de partido. No universo UnB, “P” na sigla de três letras é pavilhão, que por sua distância deveriam ser abreviados por QF (Quinto dos Infernos). O pior é quando se faz confusão com siglas inteiras já bem difundidas no mundo extraUnB com a grafia exatamente igual. SAC não é Atendimento ao Cliente; na UnB, representa o Serviço Artístico Cultural. Na mesma linha, CD é, na verdade, Conselho Diretor referente à Fundação.

A pergunta fica no ar: SAA e PA são a mesma coisa?
Trancamento também tem sigla, é TGM (Trancamento Geral de Matrícula). Quando se pensa que bastam por aqui as letrinhas em caixa alta, elas aparecem também no boletim!
Como a proposta não é esclarecer todas as dúvidas, mas simplesmente, expô-las. Então algumas vão ficar ainda em PSR (Por Ser Resolvidas). Acho que até o PS (Próximo Semestre) a situação melhora.

FH. (Fim de História).

Edson é estudante do 1º semestre de Publicidade e Propaganda na UnB.

O sábado é o dia do leitor no Blog do CACOM. Se você quer publicar seu texto aqui, basta enviá-lo para o nosso e-mail: blogdocacom@gmail.com.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não poderia esperar nada menos brlhante do Edson, ou melhor, do "Dinho". Não sei o que você tá fazendo em publicidade, meu amigo! Acho que jornal é a sua cara! Hehehe...
Muito bom! Ainda bem que não sou a única me sentindo completamente perdida na UnB!
Beijos pra você!

Anônimo disse...

Identificação eh a palavra ;P
Um Futuro lindo p. esse menino na profissão que eh a cara dele..
Dinhu, Bjo da namorada =*

Anônimo disse...

Simpático, poeta, estudante de Comunicação e gênio nas horas vagas, esse é meu primo

Parabéns Edinho, tenho certeza que esse é só o primeiro de uma saga de textos interessantes. Sempre que tiver um novo, avisaê que é pra gente se manter informado

B.A.S. (essa sigla eu sei que vc sabe)

Anônimo disse...

Isso me lembrou um teatrinho do 1º ano com siglas estranhas PUM, ECA, BLEH, PSIU, é um texto de Fernando Veríssimo ;)
Bom, como sempre, só tenho é que parabenizá-lo pelo texto, e já na primeira semana de aula, já ta fazendo sucesso auehauehuaehuh
Grande abraço
Fica com Deus

Anônimo disse...

Parabéns Bob!
Desejo tudo de bom pra você na UNB
Pode mandar os textos que terei prazer de ler.Te desejo muito sucesso.Byebye

Ass:Ingrid

Anônimo disse...

Parabéns, Eddie! Você é o cara!! =). Que bom que você tá aproveitando bem o ambiente da universidade! É muito legal! Não deixarei de te desejar tudo o que eu desejaria para o meu melhor amigo... até porque, se você ficar importante, você "volta a sê-lo"! =D heheheh Tô brincando! Beijão!!!

Anônimo disse...

Muito bom, Edinho!!!Sei que ainda terei o privilégio de ler muitos textos de sua autoria, estou orgulhosa e feliz pela escolha profissional que fizeste, acho que tem tudo haver contigo.Eu e a "turma" (Wilson, Pedro e João)desejamos a você muito sucesso.beijos.
Rosanna-São Luís/MA.

Anônimo disse...

E aí Edson? Beleza?
Mais uma vez parabéns por tu ter passado no vestibular e outro parabens pelo texto!
Gostei muito mesmo!
Sucesso aí na UNB rapaz!!