Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Cultura

Cultura por toda parte
por Ana Elisa Santana

Teatro, música, exposições e cinema são opções da semana para os amantes da cultura, que poderão se deliciar com dois festivais que estão começando na cidade.

Até dia 1º de outubro, o Cena Contemporânea, maior evento de teatro do Centro-oeste, traz à capital trabalhos de grupos de teatro contemporâneo do Brasil e do mundo, além de oferecer também oficinas e mostras de cinema para os amantes da arte e da cultura. As apresentações estão acontecendo em diversas salas da cidade, e os ingressos do evento custam R$16 (R$8 meia) em todos os espaços, e estão sendo vendidos no Espaço Cena, na 205 norte.

O Festival de Cultura Alemã é uma boa sugestão para que gosta de opções alternativas. Em diversos lugares da cidade, o público poderá prestigiar palestras, mostras de cinema, peças de teatro, shows e exposições, além de um festival de gastronomia alemã. Nas mostras de cinema, com entrada franca, serão exibidos filmes de nome conhecido como Corra Lola, Corra, e Adeus, Lênin. No teatro, obras do consagrado autor Bertold Brecht terão destaque. Os locais dos eventos e preços de ingressos podem ser encontrados no site da Embaixada da Alemanha. O endereço é
http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/

Quem quer ir ao cinema neste fim de semana pode conferir em sete salas da cidade a animação A Casa Monstro. No filme, que foi dirigido por Gil Kenan, vencedor de um Oscar por um curta-metragem animado chamado The Lark, três pré-adolescentes descobrem que uma casa nas redondezas de onde moram está viva e engole tudo o que passa pelo seu jardim, o que é suficiente para eles entrarem em uma emocionante aventura que promete divertir muito os espectadores.

Assunto da coluna Ultra_Som desta semana, a banda Móveis Coloniais de Acaju fará uma apresentação gratuita domingo, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Já consagrada entre um grande número de jovens brasilienses, a banda é marcada pela irreverência dos componentes e mistura de gêneros e ritmos, que resultam em trabalhos carregados de energia positiva. A apresentação é parte do projeto Sons do cerrado, promovido pelo CCBB, e contará com a participação de Gabriel Thomas, ex-integrante da banda ex-Little Quail and the Mad Brids. Se você já é fã do grupo ou ficou curioso, compareça ao show e leia a Ultra_Som!

Dica da semana: Quem não quer sair de casa pode assistir ao DVD do documentário A marcha dos pingüins. O filme, que é narrado em primeira pessoa por Antônio Fagundes e Patrícia Pillar, mostra a saga dos pingüins imperadores para a procriação da espécie. Foi um grande sucesso nos EUA, sendo a segunda maior bilheteria do gênero no país, e venceu o Oscar 2006 de melhor documentário.

Nenhum comentário: