Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 7 de setembro de 2006

As Bárbaras da Universidade de Brasília

por Aerton Guimarães
foto: Gabriel Castro

Na solenidade de abertura, a professora da Faculdade de Comunicação da UnB e coordenadora geral do Intercom, Nélia Del Bianco, proferiu um discurso que enalteceu a importância de um evento como este em Brasília e agradeceu a todos aqueles que o tornaram possível e que ainda participam de sua organização e concretização.


A professora Nélia Del Bianco

Os 250 estudantes da UnB, Iesb, UniCeub e Universidade Católica de Brasília que estão trabalhando no evento foram lembrados por Nélia e representados pela aluna da UnB Bárbara Lins, membro da comissão organizadora do congresso. Confira um trecho do discurso de Nélia:


“... E por fim, gostaríamos de homenagear os 250 alunos envolvidos na organização desse congresso por meio da Bárbara Lins, da Universidade de Brasília. Ela é a filha que qualquer pai gostaria de ter: sincera, honesta, trabalhadora, dedicada, entusiasmada, inteligente, solidária, comprometida. O entusiasmo dela contagiou os alunos não só da UnB, como das escolas parceiras. Ela faz a gente ter vontade de continuar a lecionar.

Ela faz a gente lembrar do verdadeiro sentido da educação. Aprender é mais do que conhecer, ler todos os autores da área, saber citá-los de cor, como muitos gostam de fazê-lo até para demonstrar erudismo. A escola é também o espaço do aprender a ser e a conviver. A Bárbara mostrou que, sabendo ser solidária e a conviver com as pessoas, pode mudar o seu entorno e fazer a diferença.

Além de conhecer a UnB para além de seus prédios, convidamos vocês também a conhecer as pessoas que fazem parte desta Universidade. Por aqui há outras Bárbaras que fazem jus aos versos de Fernando Pessoa:

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim como em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"

Muito obrigado pela presença de todos”.

Nenhum comentário: