Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 16 de agosto de 2006

O voto em questão

Candidato a deputado federal envolvido na CPMI das sanguessugas renuncia às eleições
por Jaqueline Lima
foto: www.unafisco-sp.org.br


O deputado federal Jorge Pinheiro retirou a sua candidatura à reeleição em 2006. Seu nome integra a lista dos acusados de participarem do esquema conhecido como “sanguessugas”.

Segundo a revista Veja, o deputado teria desistido de concorrer às eleições por causa de uma determinação do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, o qual teria decidido que integrantes da instituição envolvidos com a CPMI das ambulâncias não poderiam se candidatar. O ex-candidato disse ao DFTV, em entrevista, que queria evitar desgastes e que iria se dedicar a provar sua inocência.

Pastor Jorge, como é conhecido, é deputado federal pelo Distrito Federal desde 2003 e propôs emendas que se referiam a estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde em cidades localizadas no estado de Goiás. Ele foi Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal entre 2003 e 2004 e, durante o seu mandato, participou de diversas comissões de direitos humanos, entre elas a Comissão de Combate à Violência.

O deputado responde ainda a dois processos por crime ambiental e, além disso, reservou R$ 3,5 milhões de suas emendas individuais para cidades do Goiás, fora de sua base eleitoral.
Jorge Pinheiro foi eleito pela primeira vez em 1998 pelo Prona-DF e reeleito em 2002 pelo PMDB-DF. É formado em Contabilidade e é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Apresenta também um programa na Rede Record de Televisão, Fala Brasil e, antes disso, foi funcionário do Banco do Brasil em 1985.

O ex-candidato foi procurado pelo Blog do Cacom mas não respondeu aos nossos questionamentos.

Nenhum comentário: