Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 15 de agosto de 2006

O voto em questão

Candidata a deputada federal Maninha
Há mais de vinte anos envolvida na política, deputada tenta reeleição com campanha voltada para as questões de integração social
por Ana Elisa Santana
foto: Thaíse Torres

25/06/2006, na Parada Gay de Brasília


Maria José da Conceição, a Maninha, é a primeira candidata a ser analisada por nossa coluna. Mineira, da cidade de Januária, morou em sua cidade natal até 1968, quando se mudou para a capital do país para cursar Medicina na Universidade de Brasília. Seu apelido foi resultado de uma brincadeira do colega Honestino Guimarães, conhecido líder do movimento estudantil da época de ditadura do Brasil, que também estudava na UnB.

Maninha começou a se interessar pela política ao entrar na Universidade. Durante a ditadura, participou do movimento estudantil. Formou-se médica em 1974, e passou a exercer a profissão três anos depois, na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. No movimento sindical, foi eleita vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF, e o presidiu nas gestões seguintes até 1994, quando se candidatou ao cargo de deputada distrital pela primeira vez, sendo eleita com cerca de 11 mil votos. Em meados dos anos 80, também ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Nas últimas eleições, foi eleita deputada federal com quase 100 mil votos, a terceira maior quantidade entre os candidatos ao cargo. Em seu mandato, elaborou cerca de 40 projetos e relatou outros 26, entre eles o Projeto de Lei que regula a profissão de Técnico de Nutrição, de 2003; o que cria o Conselho Nacional de Bioética, de 2004; e do mesmo ano, na educação, outro que estende o benefício de passe livre para acompanhantes de crianças matriculadas na educação infantil de escolas públicas. Entretanto, seus trabalhos e suas proposições são voltados, principalmente, à área de saúde, ao combate à violência contra a mulher, e à luta contra discriminação de minorias de cor, religião ou orientação sexual.

Ano passado, após se desentender com o Partido dos Trabalhadores – PT, do qual fazia parte, e ser suspensa diversas vezes, abandonou o partido que ajudou a fundar e ingressou no PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, apenas quinze dias depois de sua fundação. Este ano, para eleger-se deputada federal pelo PSOL, precisa alcançar cerca de 160 mil votos (número que se estima ser necessário para que o partido eleja um candidato a este cargo, de acordo com leis do Sistema Eleitoral Brasileiro).

As propostas que guiam sua atual campanha são voltadas para a saúde, seguridade social e família. Entre elas, destacam-se: defender a volta do Programa Saúde em Casa, incentivar a criação de novos empregos e desenvolver o setor econômico do DF, fortalecer a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE), lutar pela provação da aposentadoria para donas de casa, e trabalhar pela melhoria dos transportes públicos, valorizando os rodoviários e reduzindo o preço das passagens.

A campanha da candidata está sendo feita diariamente, com participações em reuniões com eleitores e em manifestações populares, como a Caminhada das Mulheres de Brasília pela Ética na Política, realizada no último dia 9, em Taguatinga. Para manter contato com o eleitorado, foi criado um blog, no qual Maninha pretende debater assuntos propostos pelos internautas nos comentários deixados. A biografia, agenda e outras informações da deputada também podem ser encontradas em seu site oficial.

Sites para consulta:
Site Oficial - http://www.maninha.com.br/
Blog - www.maninha5050.blogspot.com
Transparência Brasil – http://www.transparencia.org.br/

Nenhum comentário: