Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 11 de julho de 2006

Rota 110

Freqüentes atrasos e filas enormes: eis a realidade dos usuários da linha 110 – UnB / Rodoviária
por Pollyane de Oliveira e Rafael Americano
foto: www.arcoweb.com.br

O dia-a-dia dos usuários do transporte público que faz o trajeto UnB/Rodoviária nos horários de pico é marcado por atrasos freqüentes e filas enormes. É comum ter mais de 80 pessoas esperando por ônibus entre 7h15 e 8h15 na rodoviária. E o que se constata é o descontentamento geral.

Leandro Bandeira, 24 anos, estudante de Ciências da Computação na UnB, reclama: “A empresa tem muito descaso pelo passageiro. Além das filas grandes, a empresa espera o ônibus lotar para depois sair e na maioria das vezes os ônibus são velhos”.

A Viação São José, responsável pela linha 110, declarou que mediante uma liberação do DFTrans – departamento responsável pelo gerenciamento do transporte público no Distrito Federal - passou a operar com ônibus saindo a cada 15 minutos da rodoviária, num total de 12 ônibus nos períodos de pico da manhã e da tarde. Lucilanes Santos, operador de tráfego da São José, ressalta o fato de a empresa só não operar com uma frota maior por ser obrigada a trabalhar no vermelho, pois não há nenhum incentivo governamental. “Para colocar mais carros, a empresa ainda tem que fazer um documento para o DFTrans explicando o porquê de carros extras; se não o fizer e a fiscalização pegar, a gente recebe uma multa de 1.200 reais por carro”, aponta.

Rodoviária do Plano Piloto

Quem vive essa realidade todos os dias, porém, afirma que os ônibus nunca saem no período estipulado oficialmente. A aluna de pedagogia, Juliana Cristina Siqueira, moradora de Brazlândia, uma das últimas pessoas da fila, diz que já está esperando há mais de 15 minutos e conta que se a afirmação da empresa fosse verdadeira, não precisaria acordar todos os dias às 5h40 para chegar pontualmente à aula das 8 horas. “Isso porque é a passagem mais cara do país”, afirma. Diz ainda que a UnB é muito mal localizada e por isso tem um acesso tão difícil, mas que o problema do transporte público não se resume à rota 110; é um fato que ocorre em todo o DF.

Segundo o DFTrans, o problema está na situação dos veículos, em especial a dos ônibus. De acordo com Alexandre Carvalho, fiscal do posto de atendimento do órgão na rodoviária, o sistema em geral é falho. “A maioria dos ônibus que trafegam hoje é velha, e ultrapassa o limite de sete anos antes estabelecido pela secretaria de transporte”. E vai além: “Com a recente aprovação, pela secretaria, do aumento do tempo permitido de circulação dos ônibus de 7 para 11 anos, a situação tende a piorar”.

UnB disponibiliza veículos para alunos que estudam a noite

Muitos alunos não têm conhecimento do serviço de transporte gratuito prestado pela Fundação Universidade de Brasília. A UnB conta atualmente com 130 veículos, sendo que alguns deles – entre Kombis, microônibus e ônibus - são destinados a transportar estudantes pelo Campus durante o período letivo noturno. Os veículos, que saem da Garagem de hora em hora a partir das 18h45, passam pelas faculdades e institutos, Centro Olímpico, Restaurante Universitário e pelo Hospital Universitário. Para os que permanecem na Universidade até mais tarde, o transporte funciona até às 0 horas.

Ainda, caso não tenha condições de se locomover até a rodoviária, o universitário pode contatar um motorista e marcar um horário e local para que a Kombi (ou ônibus, no caso de maior demanda) vá apanhá-lo e o leve até ela. Mas atenção: esse serviço só funciona até às 20h30.

Telefone para contato: 3307-2304 (Motorista: Nunes)

Matéria produzida originalmente para a disciplina Técnicas de Jornalismo

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