Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 1 de maio de 2006

Empresas Juniores da UnB

A Econsult, recente no cenário da universidade, já apresenta desenvoltura e continua pronta para crescer
por Marco Prates

A Econsult foi fundada no segundo semestre de 2001 por Daniel Brayer, que veio a ser seu primeiro presidente, e mais 5 alunos de graduação. A empresa, caçula em relação a juniores como a 296 e a AD&M, que já passam dos dez anos, tem em seu quadro 26 pessoas, todos graduandos na área, de semestres variados. Antes dela, outra empresa júnior de economia tentou se firmar na UnB, mas não foi bem-sucedida por dificuldades legais iniciais.

A estrutura da empresa consistia numa diretoria executiva e as áreas de Relações Humanas, Marketing, Administração Financeira e Projetos. Essa estrutura foi revista e hoje há a diretoria, um encarregado das finanças e grupos de trabalho. Isso permite uma maior flexibilidade de idéias, pois não são áreas fechadas. Como se trata de uma mudança recente, os benefícios não foram ainda comprovados.

Os serviços oferecidos pela Econsult são: planos de negócios, análises de conjuntura, de investimento e de mercado, análise social de projetos, formação do preço de venda e a elaboração de projetos de financiamento. Todos os projetos devem conter a assinatura de um economista formado, o que corresponde em grande parte à assinatura de um professor. Esses são de grande assistência para os economistas alunos da empresa.

O maior cliente da Econsult foi o GDF e os ovos de ouro na carreira da empresa foram os artigos sobre a conjuntura econômica brasileira na revista trimestral do mesmo, a Desenvolvimento e Futuro. As microempresas são as que mais procuram os serviços oferecidos, no entanto. As vantagens de uma empresa júnior em relação às empresas seniores são, segundo João Fabrício, do 6º semestre, preços mais acessíveis, muito interesse e a individualidade de cada caso, que não são tratados com metodologias prontas. O maior marketing da Econsult é o boca a boca e a indicação de professores. Se a empresa vai bem, significa que os clientes estão satisfeitos.

E o que se faz com a verba conquistada? É usada para patrocinar a ida dos membros a cursos e eventos, comprar livros e pagar suportes de pesquisa. Os benefícios para o aluno é a possibilidade de transformar a teoria em prática, já que o curso na universidade é extremamente teórico. “Pesa muito no currículo” alega Vinícius Pantoja, do 3º semestre. Para isso, no entanto, o aluno deve estar pronto a doar, no mínimo, 5 horas de sua semana para empresa. “Com certeza se cresce numa empresa júnior”, diz Carolina Teixeira, do 4º semestre, atual presidente e já há dois anos na Econsult. O processo de seleção, que ocorre todo semestre, é mais procurado pelos calouros.

Embora o site não esteja funcionando, a parceria com a CJR, empresa júnior de computação, irá reativá-lo em breve. Essa troca de serviços na UnB mostra que a cooperação é uma das chaves para o sucesso.

COMO CRIAR (da ACS da UnB)

Estudantes de todos os cursos da UnB podem criar uma empresa júnior. Para tanto, precisam formar um grupo de, no mínimo, seis estudantes (que serão os diretores da empresa), pedir autorização ao chefe do departamento e criar a empresa em ata (com estrutura interna e plano de negócios). Depois disso, basta se cadastrar ao Programa de Empresa Júnior (Pro Jr) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da universidade. Há vantagens como parcerias com o Sebrae e outras instituições, serviços de fotocópia, acesso a homepage e cursos de capacitação e treinamento gerencial. Para mais informações sobre o Pro Jr, o telefone é 3347-0617, ramal 205.

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