Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 14 de maio de 2006

Editorial

A reitoria do UniCeub censurou a última edição do Esquina, jornal-laboratório dos estudantes (o correspondente ao Campus, da UnB). Uma das matérias tratava de uma análise do governo de Joaquim Roriz no DF. Roriz e a direção do Ceub têm relações comerciais e financeiras. Porém, o espanto e absurdo é maior. Até onde o Blog do CACOM apurou, a reitoria sempre lê o jornal antes da circulação. Isso é censura prévia, digno de DOI-CODI, digno da ditadura militar que este país presenciou de 1964 a 1985.

Felizmente, o assunto não morreu nesta arbitrariedade. O Sindicato dos Jornalistas já se manifestou e condenou tal situação. O SOS Imprensa, projeto da UnB de leitura crítica da mídia, já analisa o caso. Os próprios estudantes do Ceub já fizeram reivindicações e paralisações de aulas: conseguiram uma reunião com a diretoria para exigir mais liberdade para a linha editorial e a devolução dos jornais confiscados.

Um país democrático deve ter imprensa livre para atuar. Só assim teremos veículos de comunicação independentes, sem pressões externas. Só assim teremos uma imprensa fiscalizadora da sociedade e das instituições governamentais. E isso torna-se mais importante quando se trata de estudantes, isto é, dos futuros jornalistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma vergonha, espero que o UniCEUB volte a tras e honre sua historia, seus alunos!

Anônimo disse...

uma vergonha sim, mas que existe há exatos 38 anos! os estudantes devem se organizar e não permitir mais estes absurdos. todos sabem que reitores e conselhos de faculdades particulares são vendedores de profissão e não educadores, e pior, não há um jornalista sequer no corpo da nossa indigna reitoria. precisamos nos cercar de instrumentos jurídicos e não deixar os ânimos dos alunos esmorecerem..... sou a favor da total pressão!
aviltante e revoltante!!!!!!!
principalmente na esfera estudantil, onde o futuro está sendo lapidado, não podemos aceitar tamanha violência!peço licença aqui para deixar o link do nosso site, onde temos maiores informações
www.horariodebrasilia.com