Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 7 de maio de 2006

De onde vêm nossos estagiários?

UnB contrata um grande número de estagiários de outras instituições. Saiba os motivos
colaboração de Carolina Samorano e Juliana Braga

A Universidade de Brasília (UnB) é uma instituição de grande porte e necessita de muitas pessoas trabalhando para seu próprio funcionamento. Além de professores, é preciso de funcionários e estagiários para cuidar de assuntos burocráticos, técnicos e administrativos. Nem todos são concursados, alguns são selecionados e contratados de acordo com a demanda. O que intriga muitos membros da comunidade acadêmica é o grande número de estudantes de outros centros de ensino superior trabalhando aqui. Por que isso acontece?

O departamento de Relações Humanas da UnB responde. Segundo o departamento, os baixos salários fazem com que muitos dos estudantes da UnB não se interessem pelos cargos. Aqueles que porventura são contratados, freqüentemente recebem propostas mais vantajosas e
abandonam o emprego. " [O salário] é extremamente baixo, detalhe, há mais de três anos que não ocorre nenhum reajuste", diz a estudante e estagiária no departamento de Ciências da Computação Maria da Conceição Lima Afonso.

Há ainda outro problema. Muitos dos empregos oferecidos envolvem trabalhos que lidam com informações sigilosas da universidade, como o de Maria. Quando esses cargos eram ocupados por estudantes daqui, muitos arquivos eram adulterados. Mudava-se menções, jubilava-se
alunos. Agora o problema ainda existe, mas em menor escala.

Quem estiver interessado, deve procurar o departamento de Relações Humanas da reitoria, o qual garante que todos os currículos são analisados. Os únicos privilegiados são os alunos de baixa renda da UnB, os do grupo I.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheço um filho de funcionário que é estagiario. Junto com ele tem a namorada e duas irmãs que não estudam na UnB e também são! Será que a reitoria olha mesmo os curriculo.

Anônimo disse...

onde a gente pode ver, no site da UnB, vagas para estágios na instituição? sou estudante de comunicação da católica de brasília e estou muito afim de estagiar!

:))