Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 31 de maio de 2006

Cultura na telinha do cinema

Projeto educacional de apoio ao cinema na UnB alia diversão com ação
comunitária

por Cristiano Zaia

Se existe alguma relação entre lazer e questão social, certamente ela também se faz presente na empolgante arte do cinema, que, no caso da Universidade de Brasília, manifesta-se de forma bem criativa em prol da comunidade acadêmica. Tal tarefa fica a cargo da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), esforçada em propor ao público universitário da UnB, o Núcleo de Vídeo Comunitário, iniciativa sócio-cultural, criada em 1986, com o intuito de proporcionar diariamente filmes e/ou documentários de interesse acadêmico nos intervalos de aula e também de estimular debates, seminários e círculos de estudo.

A opção dos títulos e gêneros dos filmes acontece por meio dos próprios alunos, professores e funcionários, que podem sugerir por meio de um formulário quais vídeos serão rodados durante as diferentes programações divididas entre a Semana Comédia, a Animação, a Nacional, a Suspense, a Ação, a Drama, a Romance ou a Científicos. Isso quando os vários cursos da Universidade não solicitam a divulgação de filmes e de palestras educativas, fato esse que acompanhou evolutivamente a história desse projeto cinematográfico na instituição, já que, inicialmente, a iniciativa partia somente da diretoria em questão.

Segundo Débora Matias, assistente administrativa da DEA e uma das responsáveis pela realização do empreendimento, são exibidos filmes tanto nacionais quanto internacionais, sendo que o número dos brasileiros, o que geralmente se dá na abertura de cada semestre, tem aumentado justamente pela crescente repercussão junto ao gênero no país.

A programação para essa semana inclui a Semana Jorge Antunes, com o tema “Maestro Jorge Antunes, Polêmica e Modernidade”, cuja duração é de 55 minutos, durante segunda, quarta e sexta-feira e a Semana da Faculdade de Educação, sobre o “Sonho Real”, com duração de 60 minutos, na terça e na quinta-feira.

As sessões do Núcleo de Vídeos Comunitários são gratuitas e oferecidas das 12h às 14h no Anfiteatro 15 ICC Norte. No mais, diversão garantida. Vale a pena conferir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso ai, projetos cinematográficos só trincando a estrutura!!!