Coluna - Futebol
Um pouco de luz nas trevas
por Vítor Matos
Gotham é a cidade do Batman. Tão obscura, tenebrosa e sombria quanto seu habitante mais famoso. Sempre se está alerta, com frio e com medo em Gotham. As pessoas mal conhecem a luz do sol. Se isso não bastasse, há um bairro nas periferias de Gotham City que consegue superar com folga toda a bizarrice do resto da cidade. Falo do Narrows. Ali não existe lei. Os becos escuros te chamam pelo nome, os ratos escoltam sua caminhada. Os traficantes e maníacos tomam conta do local, quem não lhes obedece é tratado com violência. São por aquelas ruas manchadas de sangue que circulam chefões do crime organizado como o Coringa, Charada, Pingüim. A polícia, corrupta, não consegue deter o mal que vem do Narrows.
Para a triste sociedade brasileira, o Narrows é muito mais do que uma simples ficção dos quadrinhos. Basta abrirmos as páginas do jornal ou, então, nos aventurarmos por uma caminhada pela rua para descobrirmos que nossa realidade é muito mais parecida com os subúrbios de Gotham do que gostaríamos de imaginar. São Paulo, a maior e mais importante cidade do país, rui perante o caos e a desordem.
Enquanto isso, no Brasil que dá certo, Parreira enfim fechou a lista dos 23 convocados que irão ao Mundial da Alemanha. Nenhuma surpresa, pouquíssimas decepções. Uma ressalva que se faz é quanto ao grande número de meio-campistas com características defensivas em detrimento àqueles mais criativos, como o Alex. No mais, a nação está satisfeita com os eleitos e já se prepara para torcer por seus jogadores em terras germânicas.
Não é só Gotham que tem um herói, nós também gozamos desse privilégio. Enquanto Batman luta para desfazer injustiças na sua cidade, Kaká, Ronaldinho & cia. correm e suam para nos trazer pelo menos um fiapo de alegria. Alguns dizem que um eventual hexacampeonato na Alemanha serviria apenas para alienar ainda mais o povo. Eu prefiro acreditar que as conquistas no futebol jogam um pouco de luz nas trevas que nos envolvem.
Vítor Matos é estudante de Comunicação Social na UnB.
Um comentário:
Adorei Vítor!
Massa!
Postar um comentário