Crônica
Ô Silveira!
por Thaíse Torres
“Ô Silveira, me diz aí: qual o menor circo do mundo?
- Num sei não... Qual é?
-A farda de um militar. Por quê?
- Porque só cabe um palhaço.”
Para alguns, isso é tudo o que sobrou da ditadura militar. Será mesmo?
Quantas famílias ainda sofrem com os efeitos, as conseqüências do período em que as amarras que prendiam nosso país estavam mais firmes do que nunca? Tenho certeza que são muitas e que as pessoas que mais intensamente sentiram a repressão, jamais esqueceram tudo por que passaram. Uma época em que até o que se dizia ou cantava deveria ser pensado, repensado e talvez não dito, não passa assim. Tente subir num caixote na frente do congresso ou de qualquer palácio e expressar (ainda que civilizadamente) e veremos o que acontece (ou pior, pode ser que nem vejamos mais, principalmente se você já for “conhecido”). Isso é porque se não me engano, está escrito em algum lugar que o cidadão tem garantia da liberdade de expressão.
A tristeza e a dor provocadas pela morte dos que se foram nas mãos da Ditadura, mãos estas sangrentas e com certeza carregadas de culpa, são aquelas que ainda persistem em nossa sociedade. Talvez, a dor de quem ficou e sofreu com pesadelos as torturas nos porões da ditadura seja ainda maior por pensarem que sofrem até hoje, silenciosos, por um dia terem se atrevido a pensar alto.
Mas você também pode estar confortando-se, pensando que isso é paranóia. Que eu estou imaginando coisas e que os tempos mudaram e você também não teria aceitado “desaforos” que alguém lhe dirigisse (mesmo se fossem verdade?). Bem, se você acha que é paranóia, diga isso àqueles que se expressaram e que hoje não conseguem tocar em um violão (Geraldo Vandré), àqueles que “foram suicidados” (Vladmir Herzog) e a tantos outros que levaram choques, socos, chutes e foram humilhados de tantas outras formas por pensarem e ousarem em uma época em que a maioria se escondia de seus sonhos e preferia aceitar a vida e ignorar os fatos.
Os militares sempre estiveram no comando, seja de forma explícita ou implícita. Por que você acha que o símbolo máximo de nosso país tem gravado ao centro “ORDEM E PROGRESSO”?
9 comentários:
Porque, por curiosidade, foi nesse período que o país mais cresceu. Foi uma época em que se podia viajar de carro tranquilamente, pois as estradas estavam em boas condições. Foi uma época em que nossas fronteiras não estavam entregues ao descaso. Foi uma época em que as forças armadas tinham condições de proteger o país, com caminhões, aviões e navios novos. E quem trabalhasse e vivesse normalmente podia andar por aí sossegado, sem medo de ser preso ou torturado. Agora, os bardeneiros, aqueles que protestavam, queimavam carros, quebravam vidraças, esses sim eram presos, e com toda razão. Foram torturados, humilhados? Não sem motivo.
Ao que o anônimo falou.
Tudo isso que você disse é verdade. E por causa do crescimento financiado por meio de empréstimos é que a divída cresceu de forma espantosa e que nós pagamos até hoje. em que poucos ganhavam muito e muitos ganhavam pouco (qualquer semelhança seria coincidência?).
E agora a culpa é de quem queria um outro tipo de país. Tá difícil de entender. Como já dizem as vozes das ruas.. Ta tudo errado, a polícia reprimindo o assaltado.
Gostei da crônica, mas não acho que os militares ainda estão no comando.
"em que poucos ganhavam muito e muitos ganhavam pouco". E quando não foi assim nesse país?
"E agora a culpa é de quem queria um outro tipo de país". E vc acha que os militares não queriam um outro tipo de país? O que para vc seria um outro tipo de país? Que nos transformássemos em Cuba? E o que seria deste país hj?
Taí um monte de gente que queria um outro país e sofreu por causa disso: Dilma Rousseff, ex-guerrilheira e assaltante, José Dirceu, tanto fez que teve até que mudar de rosto para voltar ao Brasil. FHC, Gilberto Gil, ilustre ministro da cultura. Eles queriam um outro tipo de país? E que país é esse que eles comandam (alguns, comandavam) hj?
Quem é esperto,dizaí: os nobres e honrados guerrilheiros (mataram quase o mesmo número de pessoas que o governo matou) queriam pôr o Jango de volta no poder?
Por que dizem que eles lutavam pela volta da democracia? O fato de a maior parte deles ter sido financiada pela URSS não diz nada?
E cadê os militares mandando no Brasil hoje? Piada, né?
O governo faz questão de deixar os militares à míngua... deixando de mandar verbas, renovar a frota, cortando salários e aposentadorias...
A dívida externa cresceu sim, seria uma burrice negar isso, mas, de fato, as condições eram melhores naquele tempo. Depois dele, o que aconteceu? Nossas empresas estatais foram vendidas a preço de banana, os serviços pioraram e a coisa mais importante para o governo é impedir que o capital externo fuja do país.
Os militares não comandam nada. Quem comanda a casa civil? Os ministérios? Tribunais? A agência de (?)inteligência?
"Quando foi que o povo, ou os menores decidiram alguma coisa?"
Quando eles se juntaram e clamaram pelas diretás já; quando os jovens se reuniram em passeatas pelo Brasil inteiro pedindo o impeachment do Collor.
Temo que este tenha sido o último grande ato da juventude brasileira.
-ninguém colocou um fim na ditadura, ela acabou por ela msm...
eh como um relacionamento q repentinamente perde o Tezão e acaba do nada..."ninguém" foi punido...-e eu axo q tem gente aí q estudou muito tempo no colégio militar e levou Muito a sério oq uns professoras falaram lá heuaheuaea...
por isso tem gente q escondendo o nome sei lá...eu non levo a sério militares, e levo muito menos a sério esse tipo de gente e to com preguça de fikar discutindo aki e tals pq sou ingenuozinho e to sem vontade de pensar nisso agora... =D
"Repetiram o que os grandes ditadores faziam há muito."
A quem vc está comparando o governo militar?
Postar um comentário