Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 16 de março de 2006

Roubo na UnB

Polícia prende ladrões de carro no estacionamento da BCE. Investigadores precisaram atirar para impedir fuga de criminosos que roubavam carros na UnB
por Manuel Carlos Montenegro
Colaboração e foto: Leyberson Lelis


O estacionamento da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE) virou cenário de filme de ação na noite da última sexta-feira (10/3), quando policiais prenderam dois ladrões de carro em flagrante. Para evitar que um deles deixasse o estacionamento no carro que acabara de roubar, a polícia atirou nos pneus e parou o automóvel. Os disparos dos investigadores da Delegacia de Furtos e Veículos (DRFV) também deixaram marcas na lataria do veículo. O ladrão foi preso em seguida, dentro do carro.

O segundo ladrão tentou fugir em direção à Ala Sul ao ver a prisão do parceiro, mas foi detido pelos policiais. Segundo o relato de dois investigadores que participavam da operação, a dupla de criminosos tentou roubar primeiro um carro no estacionamento da Ala Sul do Minhocão por volta das 19h30. Como não encontraram o carro que queriam, os dois se deslocaram para o estacionamento da Ala Norte, vigiados de longe por agentes da polícia à paisana. Ao todo, nove policiais circulavam disfarçados pela UnB.

Na Ala Norte, próximo à lanchonete Faculdade do Lanche, um dos ladrões abriu a porta de um Fiat Pálio (modelo 2000) com a ajuda de uma chave micha (foto), que se encaixa facilmente em vários tipos de tranca. Mas o alarme tocou e o afugentou. Mesmo assim, não desistiu da “missão”. A alguns metros dali, ele usou a mesma chave para furtar um VW Gol (modelo 1991). O ladrão chegou a dar ignição no automóvel, mas a tranca de marca Mult-Lock travou o câmbio e impediu que o carro fosse levado. Frustrados, os dois seguiram para a biblioteca, onde seriam
presos em flagrante pouco depois das 20h.

Ladrões usaram uma chave micha como essa para abrir os carros com facilidade


Um carro por noite
A operação da DRFV já vinha acompanhando a ação da dupla há duas semanas. A UnB é o local preferido dos ladrões de veículos. “De 20 dias para cá, pelo menos 20 carros já foram furtados. Praticamente,um carro por dia”, conta o agente Sávio. Segundo a polícia, deve haver uma quadrilha por trás dos furtos de veículos na universidade. “Esse tipo de crime normalmente envolve muita gente. A noite é longa. Acho que eles vão contar tudo no depoimento na delegacia. Mas depois de hoje, eles devem dar uma parada”, afirma o agente Sávio, que revela o modus operandi dos criminosos. “Normalmente, eles já vêm para cá furtar um carro ‘encomendado’ por um receptador”, detalha o agente.

Em geral, os ladrões não parecem perigosos. “Esses dois aparentavam ser alunos. Eles ficam dentro de um carro, com caderninho na mão. Dão a impressão de que estão estudando”, diz o agente Santana. Os policiais alertam que a UnB também é um lugar propício para seqüestros relâmpagos, facilitados pelo descuido dos estudantes. “Uma vez, contei no relógio uma menina levar dois minutos para entrar no carro. Depois de abrir o carro, ficou dois minutos colocando o som no carro”, recorda o agente Sávio.

“Ganhei o dia”
Após a prisão, a delegacia entrou em contato com os donos dos veículos, que foram ao estacionamento da Ala Norte conferir a tentativa de roubo. O estudante de Ciências Contábeis, Adriano Cavalcanti, tem aulas até 22h50, mas nunca teve medo de ter seu Fiat Pálio roubado, apesar das histórias que ouvia sobre os furtos no estacionamento pouco iluminado dos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon. Ele e uma estudante da Comunicação, dona do Gol,foram acompanhados à Delegacia de Furtos e Veículos, onde o flagrante foi registrado até altas horas da madrugada. Enquanto aguardava, no estacionamento, respirava aliviado o fato de seu carro não ter seguro, primeira providência a ser tomada no fim de semana. “Ganhei meu dia”, comemora.

Manuel Carlos e Leyberson Lelis são estudantes de Comunicação Social na UnB.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ufa, lendo o titulo da matéria, até achei que fosse o Cespe aprontando de novo

Anônimo disse...

HAHAAHAH
bom, mas isso é uma excelente notícia. Deviam ter atirado nos pés desses marginais também.