Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 17 de março de 2006

Casa do Estudante

por Beatriz Olivon
Agradecimento a Luar de Morais Torres

Com apenas 20 minutos de caminhada a partir do Ceubinho, chega-se à casa do estudante (CEU), também conhecida como “aquário” devido às longas janelas de vidro que expõe a sala e cozinha dos moradores para os voyeur. Originalmente projetados para serem alojamentos do Centro Olímpico (CO), os dois blocos que compõe a CEU possuem 2 andares e em cada um há 46 apartamentos, pequenos e seguindo o modelo “duplex”: no primeiro andar, banheiro, sala e cozinha integradas e no andar superior o quarto, tudo ao estilo modernista, obviamente.

Os blocos possuem porteiros e controle de entrada de visitantes, mas não há nada que impeça os moradores de expressar sua personalidade, seja através da decoração das portas (com desenhos estilo parede de C.A., placas ou adesivos) ou pela música alta, que pode ser ouvida a alguns apartamentos de distância. Cada apartamento é dividido por 4 estudantes, e há ainda a possibilidade de uma 5ª vaga, se todos os moradores concordarem.

Os estudantes possuem acesso ao almoxerifado e podem garimpar coisas por lá para mobiliar o apartamento. Além disso, há o serviço de moradia estudantil (SME), que administra os blocos, faz a manutenção e acompanha a situação dos moradores. Eles também contam com o serviço de apoio psicológico (SAP) que oferece atendimento clínico, orientação para o mercado de trabalho e discussões em grupo e há assistência médica (no HUB).

Ao contrário do que muitos pensam, a moradia não é inteiramente gratuita há um valor simbólico cobrado como aluguel: R$3,00 para os integrantes do grupo I e 6 para os do grupo II. Além de R$2,00 mensais para quem quiser usar o laboratório de informática (que, segundo, moradores, fica aberto em horários inconstantes). Há um ponto de ônibus em frente, para facilitar o transporte dos estudantes, mas só há esse serviço até às 23h45 min. Há ainda a associação de moradores da CEU, uma entidade privada, sem fins lucrativos, cujo objetivo é representar os moradores, que elegem por voto direto, seu diretor, além de poderem se candidatar ao cargo.

Para morar na CEU é necessário ser de baixa renda (preferencialmente de fora do Distrito Federal). É feito um processo seletivo pelo Serviço de Programas de Desenvolvimento Social, que estuda o perfil sócio-econômico e classifica os alunos em grupo I ou II. O número de alunos selecionados para moradia depende da quantidade de vagas existentes.

Um comentário:

Yuri Vieira disse...

Olá
Morei cinco anos no CO. Em 1998, publiquei um livro que satiriza a universidade: A Tragicomédia Acadêmica.
http://tragicomedia.karaloka.net
Há nele um conto que satiriza exatamente o CO: Memórias da Ilha do Capeta.
Talvez seja do seu agrado.
Abraço
Yuri
____
http://karaloka.net