Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 30 de março de 2006

Novas regras para o trancamento de matérias

O aluno não poderá trancar a disciplina após assistir a algumas aulas. O trancamento deverá ser feito até 10 dias após o ajuste de matrícula
por Aerton Guimarães

Uma má notícia para aqueles alunos indecisos: a partir do próximo semestre, primeiro de 2006, o trancamento de matrícula será diferente. Até o ano passado, o estudante iniciava a disciplina e, se não gostasse ou não pudesse continuar cursando, podia trancá-la até concluir 50% da mesma. Porém, a Câmara de Ensino de Graduação estabeleceu que a partir de agora o prazo é muito menor: até dez dias após o ajuste de matrícula.

A informação é do coordenador de graduação da Faculdade de Comunicação, Carlos Eduardo Esch. De acordo com ele, a nova regra é necessária para impedir o alto índice de desistência por parte dos alunos. “A universidade perde muitas vagas. O custo para manter cada disciplina é muito alto”, afirma.

Um dado preocupante que o professor apresenta é a quantidade de vagas que surgem, semestralmente, devido aos trancamentos: doze mil em toda a universidade. Esch acredita que o motivo da desistência é o abandono da disciplina quando o aluno percebe que o professor de tal disciplina é muito exigente.

Serviço
A oferta de disciplinas estará disponível a partir de amanhã no endereço www.matriculaweb.unb.br.

A matrícula online poderá ser feita entre 0h do dia 7 de abril e às 22h30 do dia 10. E o ajuste de matrícula nos dias 12 e 13.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então o período para retirar a disciplina ficou melhor ainda né???
Uma vergonha isso. Eu geralmente tento retirar a disciplina e não trancar quando começo a ver que o professor é picareta... Acho que esse argumento de largar a disciplina porque o professor é exigente é furada!