A nova L3 - transtorno e melhorias
Pista em obras incomoda pedestres; nova via deve melhorar o trânsito para quem estuda na UnB
por Gabriel Castro
As obras de duplicação da L3 norte continuam em andamento. Quando estiver pronta, a nova pista vai aliviar o trânsito no local, por onde passam 30 mil carros diariamente. Até lá, quem sofre são os pedestres.
Planejada para atender principalmente à necessidade dos estudantes da UnB, a nova L3 custou R$ 5,7 milhões. Iniciada no segundo semestre de 2005, a obra deveria ter sido concluída no dia 20 de março . Porém, as chuvas atrapalharam e, segundo a Novacap, em maio a via estará liberada para o tráfego.
Três empresas diferentes coordenam a obra, que emprega 20 operários. Ao término das obras, a nova L3 terá três faixas em cada sentido. O trânsito na via costuma ficar lento nas proximidades da UnB, principalmente durante o início da manhã, a hora do almoço e o fim da tarde. Com a obra, o trânsito deve passar a fluir melhor. Entretanto, enquanto as máquinas trabalham, os pedestres se incomodam.
É o caso de Isabela Veiga, aluna de Comunicação Social na UnB. Moradora da 409 norte, ela precisa atravessar diariamente a L3 em obras. E reclama: “Quando não chove, tem poeira. Quando chove, tem lama”. Ela reclama da dificuldade em atravessar a pista em obras, e da sujeira causada pelo barro. E endossa uma reclamação constante entre os pedestres: em alguns trechos, a calçada foi retirada, e as pessoas precisam andar pelo asfalto, aumentando o risco de acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário