Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

As regras dos CAs

Centros Acadêmicos descumprem regras e são fechados; Prefeitura explica o que se pode fazer nos CAs
por Gabriel Castro



O "peixe" no jardim do CA de Psicologia
.
.
Os Centros Acadêmicos costumam ser vistos como um local de liberdade entre as aulas, os trabalhos e os seminários que pressionam os estudantes, mas eles também precisam seguir regras para funcionar. Durante a greve, a Prefeitura do Campus fechou a sede de três Centros Acadêmicos: os de Antropologia, Psicologia e Engenharia Florestal. Na Psicologia, por exemplo, a Prefeitura lacrou o CA depois de, durante uma festa, alunos quebrarem uma janela e depredarem o jardim do curso. Oficialmente, a realização de festas é proibida nos CAs, mas esta regra é constantemente descumprida. A Prefeitura recuperou o jardim e mandou a conta para os responsáveis pelo CA de Psicologia. Preço: quase 9 mil reais. “Se todos os jardins da UnB tiverem essa média de preço, eu prefiro que acabem com eles e dêem esse dinheiro para os professores”, afirma Pedro Barahona, membro da diretoria do CA de Psicologia.

O novo jardim é similar aos outros existentes dentro do ICC; há apenas uma diferença: as plantas foram organizadas para formar um desenho de um peixe. Pedro Barahona alega que o CA não tem condições de pagar um valor tão alto pela reforma do jardim e que os estudantes vão tentar negociar algum acordo com a Prefeitura.

Esta informou que as regras sobre o funcionamento dos CAs são claras: é proibido qualquer tipo de comércio, as festas não podem ocorrer (embora ocorram “disfarçadas de outros eventos”) e não pode haver barulho que incomode o funcionamento das aulas. Quem for organizar um evento dentro de algum CA precisa informar ao Departamento de Segurança da Prefeitura e quando, em ocasiões especiais, for realizado algum tipo de venda em um CA, é necessário procurar o Departamento de Concessões.

Não há punições pré-definidas. No caso dos três Centros Acadêmicos fechados durante a greve, a ação foi resultado de uma decisão deliberada da Universidade.

Um comentário:

Marcelo Arruda disse...

NOVE MIL REAIS POR UM JARDIM!?!?!?!?!?!?!?!?