Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Xerox da FA: a versão da Prefeitura

Nem processada, nem abduzida. Xerox da FA perde o direito de usar o espaço devido a reclamações dos estudantes
por Ana Araújo e Juliana Braga


Desde o retorno das aulas, funcionários e estudantes procuravam saber o que aconteceu com a xerox da FA. Ninguém sabia explicar ao certo quando e como a copiadora tinha desaparecido. Tantos os alunos quanto os professores que precisavam dos textos não sabiam o que fazer.

"Tive de pedir emprestado os textos de uma amiga. É incrível como sumiu a xerox e ninguém viu!", espanta-se João Carlos Peçanha, estudante do 2º semestre de Ciências Sociais. "Mesmo durante a greve, havia pessoas freqüentando a FA e ainda assim não temos uma explicação", completa.

Esta manhã, conversamos com a funcionária da Prefeitura do Campus, Rita de Cássia Ribeiro, coordenadora de Concessão e Postura. Segundo ela, ao contrário do que se dizia, a xerox da FA não foi processada por copiar livros nem desapareceu misteriosamente. Ela perdeu o direito de usar o espaço devido a reclamações dos próprios estudantes e ao fato de não ter havido uma licitação para escolher quem a administraria. Rita esclareceu que as reclamações começaram há dois anos e, como já havia o interesse de licitar o espaço e construir uma copiadora no prédio, decidiram pedir o local de volta. Acompanhe a seguir a entrevista na íntegra.

CACOM: O que aconteceu de fato com a xerox da FA?
Rita de Cássia: No ano passado nós decidimos que qualquer permissão aqui dentro do campus seria feita através de processo licitatório. Aquele espaço, na realidade, foi construído pelo (até então) permissionário no ano de 95 por necessidade de xerox lá. Há uns dois anos nós começamos a receber reclamações sobre o atendimento e os preços e logo em seguida nós recebemos várias reclamações por escrito. Isso não é comum, pois as pessoas preferem telefonar, poucas têm coragem de fazer queixas por escrito. Estudantes informaram-nos de que o ponto tinha sido passado para uma outra copiadora e somente através de contatos telefônicos confirmamos que o antigo permissionário não administrava mais a copiadora. Nunca tivemos problemas com o permissionário (Rafael Ferreira, último administrador da xerox), uma excelente pessoa, mas sempre tivemos reclamações. Como já estávamos com essa idéia de licitar o espaço, construir algo realmente digno de uma copiadora no prédio, nós resolvemos pedi-lo de volta.

CACOM: Quando eles deixaram o espaço?

RC: Dia 26 de dezembro foi dada a autorização para que eles retirassem a estrutura da copiadora, que pertencia a eles mesmos. Eles devem ter retirado entre os dias 26 e 27, uma vez que a autorização foi dada à tarde.

CACOM: O que vai acontecer com os textos?
RC: O permissionário levou os textos e eu estou disponibilizando o telefone dele para que os estudantes e professores conversem com ele sobre o assunto. Ele afirma ter montado as pastas e não ter se achado na obrigação de deixá-las, mas eu acredito que ele está devolvendo os textos, pois as pessoas vêm aqui, pegam o telefone dele e não retornam. Quer dizer, devem estar conseguindo.

O telefone para contato com Rita de Cássia Ribeiro é 3307-2800. Ela disponibiliza também um endereço eletrônico: ccpprc@unb.br.

O CACOM ainda não conseguiu falar com Rafael Ferreira.

Um comentário:

Adriana Caitano disse...

Bem legal o texto de vcs, meninas. Parabéns!!