Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

PM no Campus: Quem tem razão?

DCE questiona presença da PM no Campus; Reitoria explica
por Gabriel Castro

Mais uma divergência entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Reitoria: desta vez, o motivo é a presença da Polícia Militar no Campus. A representação estudantil ameaça até recorrer no Ministério Público para questionar o convênio firmado entre a PM e a UnB. Tudo porque, segundo o Diretório, a Reitoria quer se eximir da responsabilidade de promover a segurança no Campus e, para isto, teria recorrido à PM. Pior; o acordo entre as duas entidades seria apenas verbal, e, portanto, ilegal.

Wagner Guimarães, coordenador-geral do DCE, reclama: " Os policiais que estão na UnB poderiam estar atuando em outros lugares, fora da Universidade. A segurança do Campus é responsabilidade da UnB, que é uma instituição federal, e não da PM, que é subordinada ao governador". Segundo ele, já aconteceram até casos de abuso de autoridade cometidos por policiais no Campus. A solução, segundo o DCE, é a própria UnB custear seguranças para o Campus, já que a instituição recebe do governo verba específica para esta área. "Eles não têm um projeto para a segurança, e querem repassar a responsabilidade à Polícia", argumenta Wagner.

Já a Reitoria, através da sua Assessoria de Comunicação, tem outra versão: a verba que a UnB recebe para segurança destina-se apenas à segurança patrimonial, que é feita por uma empresa terceirizada. Caberia então à PM zelar pelo restante da segurança. A Assessoria também alegou à nossa reportagem o fato de que a UnB ser uma instituição federal não impossibilita a PM de fazer a ronda no Campus, já que não haveria uma limitação à área de atuação dos policiais. A respeito da inexistência de um contrato entre a UnB e a Polícia, a Assessoria não soube nos responder.

Os limites da atuação da polícia no Campus sempre causaram polêmica. Mais recentemente, o assunto voltou à tona. No ano passado, membros do DCE organizaram uma ocupação do Gabinete do Reitor para reivindicar, entre outras coisas, a revisão da relação entre polícia e Universidade. Os estudantes conseguiram uma reunião com Timothy Mulholland (à época, reitor recém-eleito), mas não houve acordo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Beleza... Pra mim tanto faz de quem seja a responsabilidade, desde que haja segurança na UnB...