Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 2 de junho de 2007

O rito do trote

Da redação do Blog

Com a temática levantada na enquete da semana, o Blog do CACOM, foi procurar saber sobre as peculiaridades desse “rito de passagem” em diferentes cursos da UnB.

ADMINISTRAÇÃO
Logo na primeira semana, os veteranos de administração fazem um café da manhã como forma de confraternização inicial; junto com o café, tem o apadrinhamento que é feito como um leilão: calouros pagam para escolher seus respectivos padrinhos (e madrinhas). Um tempo depois, acontece o pré-trote com pinturas de rosto e brincadeiras pelo campus. A terceira etapa diz seria o trote propriamente dito em um espaço aberto e com direito a ovos, ketchup, maionese, trigo e muitas porcarias mais. Depois de estarem devidamente sujos, os calouros saem para arrecadar uma quantia certa de dinherio até o fim do dia; o dinheiro, é então, investido em um churrasco que conclui a recepção dos novatos.

BIOLOGIA
O trote para os futuros biólogos consiste em juntar os novos alunos dos dois turnos e sair com eles, ensinando músicas e como funciona o CABIO. O trote tem um “puxador”, que guia os alunos usando um macacão característico quase tão antigo quanto o CA. Depois do trote, os alunos escrevem seus nomes nas paredes do CA e jantam juntos no RU por conta do CABIO, mas nada de sujeira. Além disso os calouros organizam um churrasco para os veteranos. Há em suspenso também a história de um trote ecológico, que seria uma saída a campo com os calouros, mas não acontece há mais de dois semestres.

COMUNICAÇÃO SOCIAL
O “trote” de comunicação não se encaixa nem como solidário nem como violento. Há uma recepção dos calouros em um café da manhã com dinâmicas e apadrinhamento. E depois eles têm a tarefa de, até o final do semestre, realizar uma festa à fantasia, conhecida por “Realize”. Fica ao trabalho dos calouros fazer comissão organizadora e arranjar local, música, bar, alimentação e ingressos, ou seja, tudo relativo à promoção de um evento como esse. O especial da festa é que qualquer aluno que cursa ou ou já cursou Comunicação na UnB pode entrar de graça.

ENGENHARIA FLORESTAL
Logo na entrada do CAEF, dá para ter uma idéia de como são tratados os novos alunos do curso: um grande cartaz dá boas-vindas aos calouros. Como forma de recepeção os novatos são levados para a fazenda Água Limpa, no Park Way, onde aprendem mais sobre o curso e realizam atividades de como plantar mudas e fazer trilhas. Houve um tempo (ano de 2001) em que foi realizada a Semana do Calouro, envento que contou com palestras sobre política e movimento estudantil, além de mobilização para a limpeza de cachoeiras, dentre outras atividades, mas não tem acontecido desde então.

Nenhum comentário: