Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 30 de junho de 2007

O que foi o "Palavra-Chave"

Por Mariana Haubert


Na quinta-feira, ao meio-dia no auditório da FAC, aconteceu o programa em formato televisivo Palavra-Chave. Fruto da matéria Tópicos Especiais em Comunicação, ministrada pela professora Tânia Montoro, o programa tinha como objetivo transformar teses de mestrado e de doutorado em material audiovisual. Para a professora, a divulgação dessas teses é muito importante porque torna o estudo mais acessível para a população de uma maneira geral.

“Os alunos têm que ler teses. É uma divulgação científica, as pessoas têm que saber o que está sendo produzido aqui. Estamos em uma universidade pública que está construindo conhecimento para uma realidade brasileira e brasiliense”, disse a professora. Os próprios alunos foram os responsáveis pela seleção das quatro teses apresentadas: "A dinâmica prazer-sofrimento na ocupação de catadores de material reciclável"; "E a mídia criou a mulher"; "Brasília, a cidade do silêncio"; "Clarice em cena". Segundo Tânia, houve vários problemas de ordem técnica, mas que não comprometeram a qualidade do programa. A turma contou com a ajuda dos professores David Pennington e Selma Oliveira.

O programa vai ser exibido em rede nacional na área de divulgação científica do CNPq, na UnB TV e na Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Além desses canais, prospecta-se também a difusão pela TV Câmara. Este foi o semestre de abertura da disciplina, cujos resultados, de acordo com a professora, foram ótimos. Há pretensões de continuar com ela no próximo semestre e oferecê-la também na Oficina de Verão.

Nenhum comentário: