Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 26 de maio de 2007

Um ciclista que quer mudar o Brasil

Uma bicicleta com uma bandeira verde-amarela: esse é o veículo que Silvio Kazza usa para se comunicar

Por Edson Jr. e Vinicius Moreira*
Fotos: Vinicius Moreira

Silvio Pires Barbosa. Nome artístico: Silvio Kazza

Ele é um londrinense (PR) de 29 anos radicado em Piracicaba (SP) que decidiu concretizar sua luta por ideais sócio-políticos. O seu maior projeto foi compilado na Campanha de Alerta Nacional pela Vida – que tem como principais objetivos o trato da corrupção e crime ambiental como hediondos. O modo escolhido para levar essa mensagem foi viajando de bicicleta por várias cidades desde Piracicaba até Brasília; em cada uma coletava assinaturas de apoio à sua Campanha. No dia 6 deste mês ele chegou à capital para apresentar as idéias no Senado, Câmara e Presidência da República e deixou a cidade no dia 25 (ontem). Junto com a moradora Lauana Nogueira, estudante do 6° semestre de Engenharia Florestal, conseguiu uma autorização temporária do Serviço de Moradia Estudantil para passar esse tempo na Casa do Estudante Universitário da UnB.


Desde os 13 anos, Silvio anda de bicicleta e há tempos pensava em fazer um trajeto inter-regional desse tipo. A vontade de dar visibilidade à sua causa política foi o fator decisivo para realização desse projeto. Seu veículo é uma velha caloi 10 em que carrega uma bandeira do Brasil, algumas peças de roupa, cantil com água, uma barraca, pneu reserva, entre outros acessórios.


"Eu quero incomodar mesmo", diz ele sobre a audácia de seu roteiro


Ele já percorreu mais de 800km e, ontem pela manhã, partiu para Cristalina (GO). A partir de lá a rota está indefinida: ou volta a Piracicaba, ou dá prosseguimento ao roteiro original passando desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.


Com o projeto já protocolado, ele espera o contato da Presidência para comparecer à audiência. Devido a problemas gerados pela manifestação contra o deputado Pedro Passos na Polícia Federal, Silvio sente-se inseguro nessa nova etapa de sua viagem. Mas “de certa forma o objetivo foi conquistado”, diz ele de confiança abalada.


O Blog do CACOM foi o único veículo em Brasília que divulgou conteúdo sobre o projeto do ciclista, que entrou em contato com vários jornais impressos e emissoras locais, mas nenhum manifestou interesse em fazer reportagens.

*Vinicius Moreira é estudante do primeiro semestre de Comunicação Social na UnB

3 comentários:

blog do CACOM disse...

Silvio escreveu uma carta falando da sua percepção sobre a viagem e algumas situações aqui em Brasília:

http://docs.google.com/Doc?id=ddmcjd8x_3cxwffb

Anônimo disse...

parabéns ao cacom por dar espaço a pessoas que têm modos alternativos de alcançar seus ideais.

Anônimo disse...

Ae galera! Estou em casa na cidade de Piracicaba-SP, não deu para seguir viagem até os outros destinos por vários motivos, mas o objetivo foi conquistado, agora em Piracicaba formo o primeiro CLANV - Conselho Legislativo de Alerta Nacional pela Vida.

Quero expressar meus sinceros agradecimentos ao Edson por ter aberto este canal para divulgar a CANV.
Meus sinceros agradecimentos a galera que me deu abrigo na CEU, fiquei muito feliz por ter convivido com tanta gente bacana, abraços especiais a LAUANA, KARLINHA, RAQUEL, SUELEN, ZELITO, LENINI, NATI, PAULA, VITOR, HÉRCULES, entre outros que foram tão cordiais e receptivos comigo. Que Deus abençoe a todos!
Mandarei notícias sempre que possível.