Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 29 de maio de 2007

Série CAs: CABIO

Um centro de aprendizagem, amizades e dominó
Por Juliana Nogueira
Fotos: Edson Jr. (1ª e 2ª fotos) e Vinicius Moreira (última foto)

Hoje você conhecerá um pouco sobre o CA do curso de Biologia


O C.A da Biologia reúne estudantes de vários semestres que vão ali para estudar, relaxar ou jogar dominó. Isso tudo num espaço de ampla estrutura localizado no mezanino do ICC - Ala Sul, ao lado do CAVET. São, ao todo, três salas. Na sala comum há dois sofás, estantes para mochilas, um freezer e um microondas. Também nessa sala, ficam o mural de fotos e avisos além da mesa de pingue-pongue, que, junto com o dominó, são os jogos preferidos dos estudantes que freqüentam o CABIO.

Outro cômodo é a Sala da Diretoria, dominada por armários que guardam as atas das reuniões do CA e alguns instrumentos musicais de torcida. Lá fica o computador de uso comum dos estudantes, com acesso liberado à Internet. O som é conectado ao computador e tem alto falantes colocados na sala comum, mas ele só permanece ligado durante o horário de almoço e nos intervalos de aulas; dessa forma, não atrapalha a concentração de quem está na sala ao lado, a Sala de Estudos. Além de uma grande mesa, nessa sala são guardados os arquivos de textos de disciplinas e um acervo de livros do CA disponíveis para empréstimo.

Sala de estudos, troféus, livros e arquivos

O CABIO funciona por colegiado, isto é, tem dois secretários gerais e outros diretores para assuntos específicos, como esporte e cultura. Conforme explicou o secretário Flávio Brandão, do 6º semestre, a diretoria se reúne toda terça-feira e discute os assuntos que serão tratados na reunião com os alunos, na quinta-feira.

O CA é responsável pela promoção de vários eventos, como palestras, encontros esportivos, trotes solidários e happy hours nas sextas-feiras. Atualmente, o pessoal está organizando um movimento pelo uso de canecas no RU atentando para o desperdício de copos de plástico. Os eventos mais famosos são o círculo de palestras da Semana da Biologia e o Cine-Palestra Cabio além da festa Biovinil, conhecida pelo singular estilo musical em festas universitárias.

Os estudantes parecem satisfeitos com o CA, que cumpre seu papel, integrando e representando os estudantes e “conscientizando politicamente” os alunos, diz o pós-graduando Felipe Aires. Os calouros passam a freqüentar o CA a partir do meio do primeiro semestre - após o trote - e, por meio dessa convivência, conhecem pessoas dos semestres mais avançados.


Aberto de manhã até a noite e com jogo de dominó toda hora

De acordo com os diretores Pedro Henrique e Isabela Ornelas, existe o desejo de expandir o espaço físico do CA, mas, por enquanto, eles lutam para continuar com o tamanho atual. Há o projeto de se construir um elevador para deficientes ao lado da escada que dá acesso ao mezanino. Esse elevador tomaria espaço de um laboratório, que por sua vez ocuparia parte do CAVET. O resultado pode ser a perda de espaço para o CABIO. A direção é a favor da construção do elevador, mas não quer perder sua estrutura.

Ao fim da página principal, confira as outras reportagens da série e o álbum de fotos.

Nenhum comentário: