Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 28 de abril de 2007

Artigo

O vento vai dizer
Após dez anos de carreira banda Los Hermanos anuncia possível fim.
Por Igor Pereira

“Recesso por tempo indeterminado”. Qualquer um que curte uma determinada banda teme o dia em que ouvirá esse eufemismo, normalmente acompanhado da justificativa “necessidade de tempo para se dedicar a projetos pessoais”, entre outros clichês.

Os fãs de Los Hermanos estão passando por esse momento. A notícia apareceu essa semana num curto comunicado divulgado no site da banda. Na sutil nota, os integrantes do grupo negam a existência de divergências pessoais, ressaltando que continuam a jogar truco todas as quintas-feiras e afirmando que farão excepcionalmente dois shows na Fundição Progresso (Rio de Janeiro) nos dias 8 e 9 de junho.

Subitamente lançados na mídia com o chiclete-de-ouvido rockabilly Anna Júlia, os Los Hermanos escreveram seu nome na história do rock brasileiro por renunciarem às fórmulas fáceis de fabricação de hits e produzirem um som inovador, marcado pela riqueza de referências e por uma obsessiva fuga do óbvio. Com o caminho que escolheram deixaram, provavelmente, de ganhar mais dinheiro, mas arrebataram uma legião de fãs, identificados com a banda de um modo único dentro do atual certame do rock nacional.

Aqui em Brasília, grande parte desse público fiel é formado por estudantes da UnB, cujo Centro Comunitário foi palco de inesquecíveis shows da banda na cidade. Boa parte desses fãs são facilmente identificáveis pelo jeito de “quem leva a vida devagar pra não faltar amor”, nos seus olhares não há sinal de tristeza ou revolta, apenas uma suave melancolia de quem sabe que “pode ser que a maré não vire, pode ser do vento vir contra o cais, e se já não sinto seus sinais pode ser da vida acostumar.” Será?

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu objetivo de vida atual é descobrir como produzir "um som inovador, marcado pela riqueza de referências". Fora isso, essa porcaria de genérico de Chico Buarque já vai tarde.