Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 16 de março de 2007

Noite de Críticas

Na intimidade público-filme
texto e foto: Edson Jr.

A noite de quinta foi marcada pela primeira edição do “Teste de Audiência”, evento com curadoria de Renato Barbieri e Marcio Curi. Na ocasião, os presentes puderam assistir ao filme Cidade dos Homens, que será lançado nacionalmente em agosto deste ano. Após a exibição, foi a vez dos espectadores fazerem suas críticas à obra, recebidas pessoalmente pelo diretor, o cineasta Paulo Morelli.


Curi, Morelli e Barbieri no Teste de Audiência

O filme passou por uma experiência semelhante em Nova Iorque. De acordo com Morelli, isso possibilitou uma boa distribuição de Cidade dos Homens nos países de língua inglesa. “É uma prática muito enriquecedora, pois faz com que se repense o filme, além de permitir que se tenha uma noção sobre o interesse do público pelo filme”, fala Paulo Morelli sobre o diálogo com o público.

David Pennington, professor da Faculdade de Comunicação da UnB, esteve presente no evento e comentou que “a criação dessa cultura pode trazer benefícios tanto do ponto de vista cultural quanto mercadológico”. Pennington ressaltou, também, a seletividade do público, que ele considera um “segmento restrito, mas significativo”. Um exemplo é Eduardo Costa, estudante do 5º semestre de Publicidade do UniCeub, que compareceu ao evento com outros dois integrantes do grupo de cinema do qual participa na faculdade. A motivação geral era sintetizada em duas palavras: interesse e curiosidade.

Como funciona um Teste de Audiência

Este é um evento geralmente gratuito, mas de público limitado. Os participantes assistem à prévia de um filme que ainda não está finalizado – em fase de montagem – e fazem suas críticas e sugestões. A prática desse tipo de teste é realizada largamente em países da Europa e nos EUA (no inglês, Screen Test), mas é ainda incipiente no Brasil.

Os espectadores assinam um Termo de Compromisso acordando não publicar imagens nem comentários do filme. Além disso, recebem um questionário com questões abertas e objetivas para serem respondidas sobre o filme. Também podem ser julgados cartazes de divulgação, trailer e outras peças representativas do trabalho. Como falou Renato Barbieri, “o importante é a percepção de cada um”.

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