Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Maternidade do HUB fechada

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) está passando por sérios problemas. Faltam médicos, professores e equipamentos. Conseqüentemente, o curso de Medicina da UnB sofre com o descaso. As atividades da maternidade do HUB foram paralisadas no último domingo por falta de médicos pediatras.

O Centro Acadêmico de Medicina realizou ontem uma reunião em que foi decidido que o internato dos estudantes das turmas 74 e 75 (12º e 11º semestres, respectivamente) também está suspenso devido à falta de condições para trabalho no HUB.

Hoje foi realizada outra reunião, desta vez com a participação do vice-reitor, Edgar Mamiya, professores do curso de Medicina e também de estudantes. Nela, o vice-reitor comprometeu-se a pedir ajuda à Secretaria de Saúde do DF, para que esta disponibilize pediatras para a maternidade do Hospital. Porém, até o final do dia, ninguém da Secretaria havia recebido solicitação alguma.

Segundo a Assessoria de Comunicação da UnB, são necessários doze médicos pediatras para que a maternidade do HUB funcione normalmente. No entanto, desde o último final de semana não havia nenhum médico na maternidade, o que levou ao seu fechamento.

Amanhã, às 10h, haverá uma reunião com o Conselho Pleno da Faculdade de Medicina, no Auditório I da Faculdade de Saúde, para discutir a possibilidade de todos os semestres do curso também serem paralisados. O Blog do Cacom fará a cobertura da reunião.

Nenhum comentário: