Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Sabor em Pauta

Apesar da primeira impressão, a lanchonete do João Calmon continua a oferecer lanches diariamente.
por Ana Luisa Soares

O fraco movimento no pavilhão denuncia: as férias mais que merecidas já chegaram. Poucos estudantes perambulam pelo campus. Mas, se os alunos já não têm obrigações com a universidade, o mesmo não ocorre com os donos e funcionários de lanchonetes da UnB. Até o último dia letivo, todos estavam abertos servindo professores, alunos e funcionários que ainda restavam.

Uma das lanchonetes que permaneceram à disposição dos andantes encontra-se no pavilhão João Calmon. À primeira vista, o estabelecimento é precário e necessita de algumas mudanças. Começando pelo nome, que, teoricamente existe, mas não foi escrito em lugar nenhum. O funcionário Hamilton José de Sousa, 27 anos, explica que há outra filial da lanchonete no CIA com o nome de “Bruno’s Restaurante”. Ambas as lanchonetes pertencem à proprietária Rosa Helena.

Na UnB, Rosa Helena tem um gasto de 1520 reais mensais só para alugar o espaço. Também conta com os serviços de mais dois funcionários, além de Hamilton. Todos os dias, eles são responsáveis por servir a clientela.

A lanchonete foi inaugurada em Julho de 2005, mas não atrai tantos clientes quanto sua rival do pavilhão ao lado. O local não é dos melhores, mas a falta de opções também pesa na hora da escolha dos clientes. Os pratos restringem-se a salgados, de a partir de R$ 1,40, e algumas massas, além de bebidas que vão de refrigerantes e sucos.

A lanchonete funciona de acordo com o número de estudantes que circulam pelo pavilhão João Calmon. Terça e quarta são os dias com maior movimento, de acordo com Hamilton. A lanchonete permanece aberta aos sábados quando há aula no pavilhão. Desde 15 de dezembro a lanchonete está fechada. “Vamos reabrir se houver curso de verão no pavilhão”, afirma Hamilton.

Nenhum comentário: