Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 22 de outubro de 2006

Ombudsman

por Rodrigo Caetano (*)

Foram duas semanas especiais. Com a série oportuna sobre o Hospital Universitário de Brasília (HUB), com a continuidade do Sabor em Pauta, com a VI Semana de Extensão da UnB e com o Festival Interno de Música Candanga (Finca). Além dos assuntos já fixos nas colunas de Diversão, Futebol, Foto do Dia e Espaço do Leitor. Por isso, uma primeira crítica ou observação: houve uma menor variedade de temas nesses 15 dias, entre 7 e 22 de outubro.

Penso que alguns conteúdos poderiam entrar mais curtos para estimular uma visão mais ampla de quem circula pela UnB. Sou a favor de reportagem. De assuntos bem destrinchados e abordados. Mas, nesse período, faltaram notinhas pontuais e pontos de vista pitorescos como houve na matéria que o próprio blog fez sobre a “catacumba”, um espaço que guarda figurinos no subsolo do Minhocão.

Nessa linha de atuação, destaco a idéia da matéria sobre as aulas de salsa. Mas o texto está sem molho. Em jornalismo, a fluidez e boa escrita são características fundamentais para que um leitor chegue até o fim da reportagem. O tema é interessante, mas faltou explorá-lo, além de haver certo exagero no uso de alguns termos como “propagar” e “invadir”. A língua portuguesa é muito rica e cada palavra tem significado e não pode ser usada sem cuidado.

Outra observação é que vejo alguns “posts” meramente como registro. Um espaço como o de um blog, na minha opinião, serve para informar e colocar temas interessantes para discussão e opinião.

Gostaria de destacar a série Sabor em Pauta. Visitar, conhecer e dar dicas sobres os espaços para realizar lanches na UnB são, sem dúvida, uma bela iniciativa, que vem sendo bem realizada. O assunto chama atenção de toda a comunidade acadêmica. É importante contar a história do local, como é feita sua administração, qual o seu diferencial, as condições de higiene, a variedade do cardápio e, evidentemente, os preços, entre outros.

Em relação às enquetes, penso que foram escolhidos bons temas – segurança e confiança na imprensa. O editorial sobre a avaliação da UnB, feita pelo Guia do Estudante, está conciso e bem alinhavado.

Ao analisar a série sobre o HUB, vejo que, na terceira matéria, há uma verdadeira salada de informações jogadas sem que haja um encadeamento de assuntos. No post para falar sobre quem financia o hospital, informações sobre obras e prédios em construção destoam do tema central. Era para ser feita uma outra matéria. Além disso, há dois erros de informação. Um deles é sobre a dívida do HUB. É de R$ 38 milhões e não R$ 4 milhões. A outra diz respeito a má colocação sobre quem “trouxe” a verba para a construção do prédio como se fosse uma operação tão simples como foi relatada e atribuída a apenas uma pessoa. Na segunda matéria da série, que fala sobre a cozinha, faltou, como preza o bom jornalismo, ouvir o outro lado. Valeria ter se dirigido à direção do hospital para saber quais providências estão sendo tomadas. E na primeira, há uma apresentação bastante completa do HUB, com uma visão geral da unidade para quem não conhece.

Elogio uma das características desse blog não só nesse período que tive a tarefa de analisá-lo: a prestação de serviço. Uma vertente meio esquecida, mas essencial para o jornalismo. É função de quem é treinado para lidar com tantas informações saber selecionar o que pode ajudar outra pessoa. E o blog faz isso para seu público.

Para todos que participam dessa empreitada, boa sorte. É uma iniciativa interessante, em que as pessoas que escrevem têm de pensar na responsabilidade das informações postadas, porque elas podem afetar a vida das pessoas. No mais, gerais...

(*) Rodrigo Caetano - caetano@unb.br Jornalista e biólogo. É especialista em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou no Correio Braziliense entre 1998 e 2002 como repórter nas editorias de Saúde, Educação e Ciência (SEC), Cultura e X-Tudo (suplemento jovem). Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Nacional entre 1998 e 2000. É integrante do Conselho Editorial do portal de educação Universia. Foi diretor de Comunicação da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio) e professor de Jornalismo Científico e Ambiental do Instituto Educacional Superior de Brasília

Nenhum comentário: