Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 29 de outubro de 2006

Editorial

Durante as últimas semanas, todos os veículos da mídia ficaram movidos por um só tema: eleições. Candidatos que caiam nas pesquisas, candidatos que subiam, troca de farpas em debates, compra de dossiê... Um prato cheio para jornalistas famintos por notícias.

A briga incessante e a corrida por informações já eram esperadas na cobertura, mas as últimas edições da revista Carta Capital conseguiram se destacar por fazerem uma abordagem diferente do comum: mostraram como os diferentes meios de comunicação trataram o escândalo do dossiê, provocando, senão revolta, pelo menos uma reflexão sobre a forma com que a imprensa expõe os fatos.

O princípio de imparcialidade defendido pela ética jornalística foi colocado em xeque. Por mais que muitos neguem, é fato que a imparcialidade não consegue ser atingida – e muitas vezes, esta não é mesmo a intenção. A revista em questão tomou a iniciativa de analisar o trabalho feito pela imprensa, o que é realizado por poucos, como o site Observatório da Imprensa. Pela primeira vez, o fazer jornalístico é que esteve em pauta. Fica o exemplo da iniciativa, e o incentivo para ficar de olho na forma de abordagem dos fatos feita pelos meios de comunicação, formadores de opinião.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Revista Carta Capital tem se destacado também pela parcialidade... Se a Veja apóia alckmin as capas e as matérias deixam bem claro quem ela apóia.