Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 15 de outubro de 2006

Editorial

A última edição do Guia do Estudante trouxe um ranking atualizado das universidades brasileiras. Neste ano, a Universidade de Brasília ficou com o terceiro lugar, atrás da USP e da Unicamp. Antes de tudo, isso quer dizer que a UnB melhorou. Ano passado, a nossa universidade havia ficado na sexta colocação.

Em uma avaliação que vai de 1 a 5, a nota da UnB foi 4,3. Usp e Unicamp obtiveram 4,7. Atrás da UnB, vieram a Ufscar e a Unifesp. Outra constatação: o estado de São Paulo continua indiscutivelmente muito à frente dos outros. Das 5 universidades paulistas, quatro estão entre as cinco primeiras do ranking. A Unesp ficou na 11ª colocação.

Mesmo considerando a subjetividade de classificações como esta, a boa colocação da UnB não deixa de ser importante. Talvez mais importante ainda seja a constatação de que a UnB é a melhor universidade federal do país, já que Usp e Unicamp sobrevivem com verbas estaduais. O fato é que a UnB se acostumou a sobreviver com os problemas. E isso é ruim por um lado: nosso nível de exigência diminui a cada dia. Mas, por outro, é bom porque há indícios de que a universidade aprendeu a conviver com as adversidades e encontrou uma maneira digna de funcionar.

O Guia do Estudante avalia as Universidades sob muitos aspectos, e o ranking divulgado pode ser considerado um retrato verdadeiro do ensino superior no país. É muito importante ter professores capacitados, laboratórios modernos e uma gestão eficiente. Mas, no fim das contas, a maior responsabilidade ainda pertence a nós, os estudantes.

Nenhum comentário: