Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Sabor em Pauta

Na Faculdade do lanche, o bom número de opções se destaca
por Gabriel Castro
fotos: Felipe Néri




A Faculdade do Lanche está instalada há seis anos no final da ala norte do minhocão. Entre 1992 e 2000, o estabelecimento funcionava como um trailer que vendia cachorros-quentes. Com o aumento no número de alunos e a necessidade de mais lanchonetes no campus, a Faculdade do Lanche firmou um contrato com a UnB e passou a ocupar um espaço maior, onde funciona atualmente. Além das irmãs Sonia e Sueli Santos, que administram o local, lá trabalham mais quatro funcionários.

No cardápio, a lanchonete oferece salgados, tortas, sanduíches preparados na hora e pratos feitos. Além disso, também são vendidas massas (lasanhas e spaghetti). Segundo Sonia Santos, os salgados e doces são comprados de outro local: “A gente não tem tempo para fazer tudo aqui”, justifica. Há uma boa variedade na oferta da Faculdade do Lanche. Para acompanhar os pratos e lanches rápidos, são vendidos sucos naturais, vitaminas e refrigerantes.

Aparentemente, os funcionários do local cuidam da higiene. Na cozinha, usam máscara no rosto. As mesas são constantemente limpas. Já a estrutura física, apesar de não ser pequena, é um problema para os clientes. Na hora do almoço é preciso paciência para achar uma mesa livre, e a fila para se alimentar se torna grande. Apenas um funcionário fica no caixa. Apesar dos problemas, os pedidos geralmente são atendidos em pouco tempo.

Recentemente, a Faculdade do Lanche incluiu em seu cardápio pratos feitos com estrogonofe (R$ 5,00) ou grelhado de frango, carne bovina e lombo (os três a R$ 5,40). Os pratos incluem arroz, feijão, salada e batata frita. O movimento aumentou visivelmente depois que o cardápio foi ampliado. “Nós não colocamos mais opções porque não temos estrutura”, diz Sonia. É possível ter uma refeição razoavelmente saudável no local, mas ainda faltam opções para os adeptos mais fiéis da alimentação balanceada.



Estivemos na Faculdade do Lanche com três jurados, com a tarefa de avaliar a qualidade do alimento servido no local. Veja o que eles acharam:

Aerton Guimarães
O que comeu: Prato com grelhado de carne bovina
Avaliação: “A comida é muito boa, mas não acho que seja suficiente para satisfazer alguém com muita fome.”
Nota: 8

Ana Elisa Santana
O que comeu: Estrogonofe
Avaliação: “O prato é bom, mas o molho do estrogonofe poderia ser mais encorpado.”
Nota: 8

Felipe Néri
O que comeu: Espaguete ao molho branco
Avaliação: “A comida é muito boa, mas deveria vir em maior quantidade.”
Nota: 8

Nenhum comentário: