Educar: A mais bela das artes
por Karen Fontenele
A educação sempre foi uma temática de grande importância a todos. Podemos dizer que esse fator nos posta a constituir aquilo que somos e a preestabelecer o devir de nossas vidas.
Se há algo que pode ser comparado a educação é a magnitude das artes. Assim como um escultor molda suas obras, o educador o faz com a personalidade do aprendiz. Da mesma forma que o maestro conduz sua orquestra, o mestre guia nossos futuros. Talvez essa seja a maior incumbência de um professor: jamais deixar que a bela canção do conhecimento cesse de entoar em nossas mentes. Quem sabe ele seja um poeta e que através da harmonia de suas idéias nos transmita o desejo em desvendar novos horizontes? E quem dirá que não pode se transfigurar em pintor se preenche de cores um mundo inundado de infortúnios?
Educar certamente é demonstrar o mundo multifacetado em que vivemos, é admitir sua complexidade sem, no entanto, estagnar-se à cognição vigente. É construir uma sociedade sedenta de novos saberes. É debruçar-se diariamentena em busca de olhares interessados, mesmo que isso não aconteça integralmente, pois mais bela é a derrota resultante de uma tentativa que a covardia subseqüente de uma incerteza.
Karen é estudante do primeiro semestre de Jornalismo na Universidade Católica de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário