Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 26 de junho de 2006

"Vote consciente, vote Arco-íris"

Parada LGBT mobiliza a população e sai em defesa de seus direitos

por Cristiano Zaia e Felipe Néri

fotos: Thaíse Torres



Alegria, fantasia, purpurina e muita cor. Esse foi o pano de fundo para a 9ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de Brasília, que ocorreu neste domingo, 25 de junho, na Esplanada dos Ministérios. O Grupo Estruturação, defensor da causa homossexual, organizou a parada. O tema deste ano foi “Vote consciente, vote Arco-íris”, e tinha o intuito de despertar a consciência da comunidade para oficialização de seus direitos. No público, estimado em 20 mil pessoas, segundo a coordenação, estavam vários movimentos LGBT e simpatizantes.



A principal questão levantada foi a aceitação da diversidade de orientação sexual. A manifestação busca o apoio político em defesa de seus direitos, entre eles a união civil de indivíduos de mesmo sexo, legalização da cirurgia de transgenitalização, concessão de plano de saúde a parceiros homossexuais e troca de identidade para travestis, transexuais e transgêneros. O voluntário Antônio Coutinho afirma que eles também lutam pela perda da imagem negativa que lhes é vinculada e o preconceito de que são vítimas.



Alguns movimentos propõem aspectos mais específicos para a discussão desse debate. O Harpazo (Movimento Cristão pela diversidade), discute a aceitação dos LGBT nas instituições religiosas das quais costumam ser excluídos. “Somos filhos de Deus, temos direitos iguais. A questão da orientação sexual é de direitos humanos”, enfatiza Tadeu Cavalcanti, militante do grupo, seguidor da Igreja da Comunidade Metroplitana (ICM), motivadora do movimento, atualmente de perfil ecumênico. Já a Liga Brasileira das Lésbicas (LBL) e o Coturno de Vênus combatem a lesbofobia dentro do LGBT. Participantes desses grupos, Deise (LBL) e Joelma (Coturno de Vênus), protestaram contra o sexismo existente nessa comunidade que de acordo com elas, apesar do discurso de igualdade, discrimina mulheres homossexuais.


A deputada Maninha discursa durante o evento


O Governo Federal também marcou presença. A sub-secretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Suely de Oliveira, declarou que ele reconhece a diversidade de orientação sexual. “O governo tem buscado combater a discriminação por meio da Constituição”, disse. Já Maninha, deputada federal pelo Psol-DF que luta há 12 anos pela causa LGBT, diz que o Termo de Compromisso Público pró-cidadania LGBT tem tido pouca adesão dentre os candidatos à eleição 2006.



Após os discursos, os trios elétricos saíram da frente do Congresso Nacional subindo o Eixo Monumental. A saída deu-se ao som do refrão “qualquer forma de amor vale a pena”, da música Paula e Bebeto, de Caetano Veloso. Enquanto famílias manifestavam o apoio levando seus filhos, outros não acreditam no poder deste tipo de manifestação. “Os homossexuais devem superar esse tipo de inferioridade. Só serão aceitos na sociedade ao se engajarem em outros movimentos sociais”, disse Célia, que observava a Parada.“Queremos que o nosso beijo se torne apenas um beijo”, finaliza o coordenador do Orgulho Irreverente do Grupo Estruturação, Marcos Paulo.

Republicado às 16:15.

10 comentários:

Anônimo disse...

Antes de mais nada, a última foto ficou LINDA!!! A frase do lead "Alegria, fantasia, purpurina e muita cor." foi lugar comum e um tanto quanto esteriótipo (não que não houvesse esses elementos na parada, mas quais outros estavam lá?). Mas, acho que depois do lead souberam montar a matéria de forma a mostrar essas outras visões e motivos para a Parada Gay. Muito bom! Só uma observaçãozinha, no final ficou um pouco confuso, quem é Célia? E de que tipo de inferioridade ela está falando? É o fato de existir a parada gay? Parabéns!

Anônimo disse...

Ju,
Pelo que entendi, essa Célia é uma personagem que estava apenas observando. Alguém que estava "participando" e que deu sua opinião. Meninos, me corrijam se eu estiver errada.
A matéria ficou ótima! E essa última foto... Perfeita! Ótimo trabalho!!!
Bjs.

Anônimo disse...

Apesar de discordar da idéia da Parada, gostei da matéria. Soube abordar bem o fato, apesar do pouco enfoque dado à visão paralela/ oposta. E as fotos ficaram legais, sem sensacionalismo ou parcialidade.

Anônimo disse...

Amei as fotos!!! Lindo!!!

Anônimo disse...

Amei as fotos!!! Lindo!!!

Anônimo disse...

Muito boa a matéria!!!! Não seguiu a tendência de outros veículos que priorizam as performances de drag-queens, e os beijos homosexuais e deixa de ladado a face política desse tipo de movimento. Clara e bem redigida, parabéns pro Cristiano e pro Felipe. Ótimas fotos.

Anônimo disse...

Ótima matéria. Mostrou a outra face da moeda. Parabéns!!!
Continuem assim, que serão jornalistas de sucesso!!!

Bjo grande!!!

Marcelo Arruda disse...

Parabéns (de novo) pelo enfoque dado pela matéria.
e só corrigindo, a Musica Paula e Bebeto é de Milton Nascimento.

no mais, continuem assim!!!!

Anônimo disse...

Marcelo, eu também achei que era, mas se você for no google está lá, a música Paula e Bebeto é do Caetano e do Milton.

Anônimo disse...

Já falei com o Cris que eu adorei a matéria, mas depois que ele me contou todo o trabalho que ela deu fiquei mais encatada! Então registrar.. parabéns galera!
;*