Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 30 de junho de 2006

Música no cardápio

O projeto Concertos Semanais oferece aos estudantes boa música de graça das 12h30 às 14h
por Gabriel Castro

Duas vezes por semana, os alunos da UnB podem de ter um almoço diferente. Os Concertos Semanais, organizados pelo Departamento de Música, já conquistaram um público fiel, apesar de restrito, entre os estudantes da Universidade.

Nesta quinta-feira, se apresentaram Daniel Guedes (violino e viola) e Lígia Moreno (piano). Durante uma hora e meia, eles prenderam a atenção da platéia com um repertório variado, que incluiu Brahms, Schumman e Villa Lobos. Idealizado e coordenado pela professora Irene Bentley, os Concertos Semanais fazem parte de um projeto de extensão, e costumam acontecer às quartas e quintas feiras, sempre no auditório da Música. A agenda, organizada e divulgada com antecedência por monitores, reserva as quartas-feiras para apresentações de professores do curso.

Na quinta-feira, a oportunidade é dada aos estudantes da graduação. Neste dia 29, porém, houve uma exceção: Daniel Guedes é professor do Departamento e Lígia Moreno é uma ex-aluna. Segundo ela, não houve empecilhos para a apresentação ser agendada: “Eu só precisei avisar com três meses de antecedência, e consegui um lugar na pauta de apresentações”.

Daniel, que mora no Rio de Janeiro mas vem para Brasília toda semana, diz que foram necessários apenas quatro ensaios com Lígia. “Mas foram ensaios que duraram o dia inteiro”, diz ele. Ao final da apresentação, os dois foram cumprimentados por muitos espectadores, satisfeitos com a apresentação.

O estudante de Química Fernando Medeiros é um dos que aprovaram o espetáculo. Segundo ele, vale a pena prejudicar o almoço para assistir às apresentações. O estudante apontou as vantagens desse tipo de iniciativa: “ O projeto é de graça e ajuda a difundir esse tipo de música. E eu também posso assistir a apresentações de autores brasileiros”. No pequeno Auditório da Música, o tempo de almoço passa em outro ritmo.

Nenhum comentário: