Tecnologia sem fronteiras
Interatividade e convergência são as palavras-chave do primeiro seminário realizado no Brasil sobre a Comunicação multimídia
por Carolina Menkes
Qual será o futuro do jornalismo? O profissional de comunicação terá que ser multimídia nas redações de terceira geração? Estes foram alguns dos temas discutidos durante o 1º Seminário Internacional de Imprensa Multimídia, realizado pela revista Imprensa, de 13 a 15 de março no Espaço Caixa Cultural. O evento trouxe nomes de destaque que, além de abordarem seus respectivos temas de forma esclarecedora, abriram espaço para perguntas e debates com o público formado, basicamente, por estudantes e profissionais de comunicação.
A conferência inaugural do seminário foi ministrada por Ethevaldo Siqueira, colunista do Estado de São Paulo e especializado em novas tecnologias. Além de abordar a rapidez da evolução das comunicações via internet, ele falou do impacto da TV digital nas novas mídias e explicou em detalhes as vantagens e desvantagens desta nova tendência no Brasil. “A TV digital terrestre possibilita a prestação de novos serviços: som, interatividade, operação com novas redes, venda direta ao usuário, oferecimento de jogos”, afirmou Siqueira. “Ela é dinâmica e pode ser personalizada, algo impensável em uma TV anabólica”, ressalta. Também no primeiro dia, mereceram atenção as palestras sobre a maneira da universidade tratar o novo profissional multimídia, tendo inclusive a participação da Professora Dácia Ibiana, diretora da Faculdade de Comunicação da UnB.
Já o segundo dia do evento teve destaque com a presença de Alberto Luchetti e Paulo Henrique Ferreira, que discutiram a forma da tecnologia impulsionar os novos dispositivos da comunicação de massa. O moderador deste painel, o jornalista Armando Rollemberg, acredita que romper paradigmas é a característica principal das novas mídias, que estão em intenso e constante movimento de mudanças.Participou também o jornalista Ricardo Noblat, por telefone, que esclareceu muito sobre a nova mídia do “Blog”, muito utilizado como meio jornalístico na atualidade, inclusive pelo próprio Noblat.
O encerramento no terceiro dia ocorreu pela manhã e tratou de temas importantes como o Cross Media e as estratégias do mercado publicitário para a produção multimídia. Mônica Rebello, da agência de publicidade Publicis, diz ser importante despertar o interesse espontâneo do público desejado, já que “anunciantes querem inovar, mas precisam de retorno dos consumidores”. Também falou do custo-benefício da mídia na internet que, por ser bem fragmentada, é mais barata que outras mídias.
O seminário, ainda que em sua primeira edição, conseguiu “abordar temas abrangentes sobre a mídia digital, envolvendo práticas jornalísticas, grandes grupos de mídia e novas tendências", segundo resumiu Walter Lima, coordenador temático do evento. O que se anuncia como o futuro dos profissionais de comunicação deve ser entendido cada vez mais por aqueles que participam deste universo, que, apesar de assustador, faz parte de mais um ciclo de transformações da história mundial.
Carolina Menkes, do Jornal Impresso do CACOM.
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