Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 24 de março de 2006

Cultura

Algumas dicas para o começo do recesso
por Marco Prates

Pode-se falar em jornalismo cultural como a publicidade dos eventos que ocorrem numa cidade, com críticas, comentários, ou mesmo apenas indicando os lugares e horários dos acontecimentos. No entanto, num site sem fins lucrativos, a agenda cultural fica à mercê das preferências do mediador, no caso, quem vos fala. Para não parecer injusto, aqui estão os endereços para quem quer se informar sobre todos os eventos musicais e cinematográficos, exposições e espetáculos teatrais da cidade.

A seguir, comentários sobre dois eventos que merecem destaque e que não pesam nada no bolso do pobre estudante:

Nação Farkas – A aventura documental de Thomaz Farkas
Numa época em que o Brasil não conhecia o Brasil, e o Brasil pouco conhecia o cinema documentário, Thomas Farkas foi o responsável pelo que ficou conhecido como Caravana Farkas, uma gigantesca expedição pelo país com grandes documentaristas (na época não tão grandes) entre 1964 e 1971. A mostra reúne filmes deste período e dum posterior de Farkas, que é visto nas obras ora como produtor, ora como diretor, ora como fotógrafo, ou todos. Com metragem entre 8 e 80 minutos, há três sessões por dia, cada uma com mais de um filme, com entrada franca. Recomendo a todos as obras que viraram clássicos do cinema nacional, e que ajudaram a descobrir um Brasil desconhecido, como Viramundo (de Geraldo Sarno); Subterrâneos do Futebol (de Maurice Capovilla), onde a paixão nacional é tratada sob várias frentes – na mesma sessão se inclui Todomundo, sobre os torcedores; Memória do Cangaço (de Paulo Gil Soares) e Nossa escola de Samba (de Manuel H. Gimenez). No Centro Cultural Banco do Brasil.

IXº Francofonia
Todo ano acontece o evento da Francofonia, onde Brasília tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura dos países de língua francesa (seja a França, o Canadá, países da África como Senegal). Desde palestras diversas a filmes individuais e amostras temáticas, de shows e concertos a exposições, a programação é muito rica. Iniciada no dia 14, está marcada para terminar no dia 02 de abril. Os locais variam: o Cine Brasília e o cinema da Academia de Tênis, o auditório da Aliança francesa e a Livraria Cultura, entre outros. Programação.

Para os cinéfilos, merece destaque a mostra “O Melhor do National Film Board of Canada (NFB)”, com 28 curtas-metragens, um média e três longas, no Cine Academia, um dos únicos pagos eventos da mostra. Atenção às animações, experimentais e com um notável histórico de indicações e conquista de Oscars, geniais. A NFB é a entidade governamental que produz e distribui fitas canadenses há quase 70 anos.

Para finalizar e para quem se interessar: Ensaio geral e abertura da temporada 2006 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Ensaio – dia 24, hoje, às 20h
Abertura – dias 25 e 26, às 20h (5ªSinfonia de Mahler)
Entrada Franca.

Nenhum comentário: