Estudantes da FAC participam de conselho de estudantes em Niterói, chamado para definir a próxima sede do encontro nacional
.
.
Ser ou não ser Bahia? Eis o CONECOM
por Aerton Guimarães e Leyberson Lelis
Rio de Janeiro: sinônimo de praia, futebol, índices de violência, muitas belezas naturais e Conecom. É nesse cenário agraciado por todos os clichês turísticos que os estudantes da Faculdade de Comunicação da UnB Aerton Guimarães, delegado representante do Cacom e Leyberson Lelis, coordenador regional da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos), participaram nos dias 12 e 13 do Conselho Nacional de Estudantes de Comunicação (Conecom), em Niterói, Rio de Janeiro.
O Enecom decide o Conecom...
O objetivo do Conecom era definir, entre outras pautas, onde será realizado o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) em 2006. Em síntese, um encontro para decidir outro. Isso já deveria ter sido definido no Enecom deste ano, em Fortaleza, mas devido à indefinições na candidatura do Rio Grande do Sul, os estudantes eleitos delegados por seus Centro Acadêmicos (CA´s) adiaram a decisão para este Conecom extraordinário. No Enecom, somente a Bahia havia se candidatado.
No primeiro dia de programação, o evento contou com um painel de discussão sobre a TV Digital e perspectivas para a Democratização da Comunicação. No domingo, depois da reunião dos representantes de CA´s para formular a melhor forma de se analisar as grades curriculares dos cursos de Comunicação em todo o Brasil, aconteceu a plenária mais esperada do encontro.
Entre as pautas votadas, decidiu-se que a eleição para a coordenação da Enecos fosse adiada por causa da greve das universidades e que a data do Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação (Cobrecos), que acontecerá em Recife, ficará a cargo da Comissão Organizadora - com indicativo para a segunda ou terceira semana de janeiro de 2006.
... e o Conecom decide o Enecom
Antes da votação mais esperada, a sede, os estudantes foram surpreendidos por sons de um tiroteio que acontecia em uma favela próxima do local. Um dos participantes chegou a dizer que o acontecimento era normal na região. Depois do susto, algumas interpretações sobre a votação alongaram a decisão. Boa parte dos estudantes chegou a sugerir o adiamento da votação da sede, o que iria de encontro ao objetivo do CONECOM estraordinário.
Contudo, depois de muitas exposições a favor e contra, o resultado: com 7 votos a favor e 3 contra, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi aprovada como próxima sede do Enecom. O Conselho terminou com a indicação de uma sede. Entretanto, isso não alivia completamente os simpatizantes da sede nordestina.
O projeto político do Enecom-Bahia foi bastante criticado por muitos dos presentes. As argumentações variaram desde o foco do encontro até a fuga do acúmulo de discussão da Enecos. Com a falta de algum representante da Bahia em Niterói, o debate amplo em torno das críticas não se realizou.
Agora, é esperar os andamentos da discussão - que acontecerá, na maioria das vezes, pelas listas virtuais - e o aval final no Cobrecos. Por isso, como diz o manual de sobrevivência do CONECOM, ATÉ RECIFE!
Obs: Assim que tivermos o projeto político da Bahia, vamos disponibilizá-lo para leitura e análise de todos.
Obs2: Muitas siglas, não é, mesmo? Não se preocupem, com o tempo se acostuma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário